Qual a contribuição da Anatomia Humana para desenvolver competências no profissional de Educação Física.
Respostas
RESUMO
Ambas as áreas de Educação Física e Anatomia Humana abordam temáticas relacionadas ao estudo e funcionamento do corpo humano, com aspectos em comum demonstradas ao longo da história da humanidade. Desta forma, o objetivo do presente trabalho é o de avaliar a importância do conhecimento de anatomia humana para o curso de educação física. Para isso, foi realizada uma revisão descritiva da literatura, por meio de pesquisa nas bases eletrônicas de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Lilacs, Medline, Scielo, Cochrane, Pepsic, Pubmed e Google Acadêmico. A seleção de artigos científicos foi realizada nos últimos 10 anos, contemplando a produção científica entre 2006 e 2016, utilizando as terminologias cadastradas nos Descritores em Ciências da Saúde (DECS), pela busca avançada e cruzamento dos termos em português e inglês, como: “anatomia” ou “anatomia humana” and “educação física” e “anatomy” ou “human anatomy” and “physical education”. Diante dos estudos apresentados, pode-se notar a importância do conhecimento de estruturas anatômicas do corpo humano para estudantes e profissionais da Educação Física. Portanto pode-se concluir que sua real importância encontra-se subestimada, necessitando de pesquisas adicionais capazes de elucidar seu papel fundamental na formação intelectual, técnica e prática dos graduados.
Resposta:
Explicação:
A anatomia permite identificar as partes do corpo que estão envolvidas com os movimentos realizados, e os possíveis danos que podem ocorrer, ter conhecimento de fisiologia também é importante, para saber o funcionamento correto dos tecidos.
Na educação física, todos os sistemas estão ligados e são importantes, porém, se destaca o sistema locomotor, cardíaco, respiratório e nervoso.
Esses sistemas podem sofrer danos severos por trauma, e para evitar esses problemas, deve ser feita uma analise medica antes de iniciar um programa de atividades físicas, usar os equipamentos se segurança necessários, e não se esforçar além dos limites do corpo.