b) Como se deu a ocupação da Zona da Mata? Quais aspectos físicos dessa sub-região contribuíram
para torná-la a mais populosa do nordeste?
C) As sub-regiões Meio Norte e Agreste são consideradas zonas de transição, por quê?
d) Em quais das sub-regiões se desenvolveu a monocultura da cana-de-açúcar?
Respostas
Resposta:foi umas das primeiras árias serem invadidas pelos europeus
Explicação:
b) A ocupação da zona da mata está relacionada com a ocupação dos colonizadores europeus. Neste local estava presente a Mata Atlântica que começou a ser devastada para a extração de Pau-brasil no século XVI e posteriormente para a implantação da indústria açucareira.
Os aspectos físicos que contribuíram para a sua ocupação foram: a presença de calor e umidade, solos férteis importantes para o desenvolvimento da agricultura e a presença de um relevo plano que facilitou a ocupação,
c) As sub-regiões Meio Norte e Agreste são zonas de transição porque possuem características naturais de outras sub-regiões. O Meio Norte apresenta características do Sertão semiárido e da Amazônia úmida.
O Agreste apresenta características da Zona da Mata, que é uma região úmida e do Sertão, marcado por algumas regiões de clima semiárido e vegetação adaptada à escassez de água.
d) A monocultura da cana-de-açúcar foi desenvolvida na Zona da Mata. Esta região apresenta relevo e solos favoráveis para este tipo de cultivo.
Parte da região é marcada pela presença de grandes latifúndios deste cultivo e também grandes centros industriais como Natal, João Pessoa, Maceió e Aracaju.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/18112178