O grupo α-amino é transferido para um grupamento α-cetoácido resultando em glutamato e outro grupamento α-cetoácido. O grupo α-cetoácido aceita grupos amino de outros aminoácidos transformando-se em glutamato. Sobre o glutamato: I. A reação descrita acima só é possível em presença de enzimas chamadas transaminase ou aminotransferases e piridoxal-fosfato como grupo prostético; II. O glutamato é um aminoácido que pode doar grupamentos amino para síntese de outros aminoácidos não essenciais ou ser desaminado oxidativamente; III. Nos hepatócitos, o glutamato é transportado do citosol para a mitocôndria onde sofre desaminação oxidativa catalisada pela enzima L-glutamato desidrogenase; IV. A enzima L-glutamato desidrogenase está presente na matriz mitocondrial e converte o glutamato em α-cetoácido e amônia. Assinale a alternativa correta: II, III, IV estão corretas; I, II, III estão corretas; Todas as afirmações são falsas. Todas as afirmações estão corretas;
Respostas
Resposta:
a letra correta é
E) Todas as afirmações estão corretas;
Explicação:
Sabendo sobre a bioquímica do metabolismo em humanos, podemos afirmar que todas as afirmações estão corretas. Portanto, deve-se assinalar a opção E).
Bioquímica do metabolismo
Sabendo dos conceitos de metabolismo energético e suas diferentes vias bioquímicas, podemos afirmar que:
I. A reação de transferência do grupo alfa-amino para o grupamento alfa-cetoácido só é possível na presença de enzimas específicas, que catalisam essa reação de transferência e, portanto, são denominadas transaminase ou aminotransferases.
II. O glutamato é um aminoácido que possui a capacidade de doar grupamentos amino.
III. Nas células do fígado, o glutamato pode sofrer a reação desaminação, catalisada por enzimas específicas (principalmente a L-glutamato desidrogenase).
IV. Como dito anteriormente, a L-glutamato desidrogenase é responsável pela desaminação do glutamato nos hepatócitos.
Saiba mais sobre bioquímica em: brainly.com.br/tarefa/41843323
#SPJ3