1) Considerando as leis abolicionistas, assinale a alternativa correta : *
A) A Lei Áurea estabeleceu o fim do tráfico de escravizados;
B) A Lei dos Sexagenários, libertava os escravizados nascidos somente em 1860;
C) A Lei Eusébio de Queirós decretou a libertação dos escravizados acima de 60 anos;
D) A Lei do Ventre Livre atendeu, ainda que com ressalvas, crianças e jovens;
2) Em relação ao processo de abolição da escravidão no Brasil, é correto afirmar que: *
A) Foi conduzido pela Inglaterra, uma vez que os ingleses lutavam pela igualdade entre os povos.
B) Deveu-se ao caráter bondoso da Princesa Isabel que por livre e espontânea vontade assinou a Lei Áurea.
C) Teve a iniciativa dos fazendeiros, que desejavam substituir a agricultura pela indústria no país.
D) Envolveu a resistência dos escravizados, o movimento abolicionista e questões políticas e econômicas interna e externa.
Respostas
Resposta:
1)D-Envolveu a resistência dos escravizados, o movimento abolicionista e questões politicas e econômicas interna é externa .
2)C-proibiu o tráfico de escravizados da África para o Brasil. Na prática estava proibida a entrada de escravizados estrangeiros nos portos brasileiros.
Sobre as leis abolicionista temos que: a Lei do Ventre Livre atendeu, ainda que com ressalvas, crianças e jovens. ( alternativa d)
A Lei do Ventre Livre foi aprovada em 28 de setembro de 1871 e tinha como intuito promover a liberdade de todos os filhos de escravos nascidos a partir do ano de 1871 no Brasil.
No entanto, atendeu com ressalvas devido aos critérios que a lei possuía nos entre linhas. Os donos de escravos tinha a tutoria dos filhos dos escravos até eles completar 21 anos, assim seriam libertados sem nenhuma indenização.
Caso os pais escravos quisessem a liberdade dos filhos aos 8 anos deveriam pagar uma indenização no valor de 600 mil réis.
Para mais informações, acesse:
Lei do ventre Livre: https://brainly.com.br/tarefa/259938
2. O processo de abolição da escravidão no Brasil envolveu a resistência dos escravizados, o movimento abolicionista e questões políticas e econômicas interna e externa. ( alternativa d)
A abolição da escravidão no Brasil foi um processo lento desencadeado por diversos fatores, não tendo um fator principal. A necessidade de liberdade estava presente em diversos âmbitos, sejam eles, políticos, econômicos ou sociais.
Teve influência da Inglaterra, pois essa nação desejava expandir sua industrialização e países com política de servidão não era um polo ideal para seu comércio. Os interesses ingleses eram múltiplos e econômicos, ou seja, não se concentravam em preocupações humanitárias.
Para mais informações, acesse:
Abolição da escravatura no Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/12178648