Respostas
Resposta:
O contingente de africanos que foram trazidos forçadamente para a América como escravos não é preciso, mas situa-se entre dez e onze milhões de africanos escravizados, desde o século XV até a abolição do tráfico negreiro em Cuba, no ano de 1868. No Brasil, o tráfico negreiro foi proibido com a Lei Eusébio de Queiroz em 1850, mas a escravidão somente foi abolida no ano de 1888.
Leandro Carvalho
Mestre em História
Exercício de Comércio de escravos na África
Da captura de escravos no interior do território ao comércio de escravos nos navios negreiros
Da captura de escravos no interior do território ao comércio de escravos nos navios negreiros
ARTIGOS RELACIONADOS
Datas Comemorativas
20 de novembro – Dia da Consciência Negra
Os escravos eram obtidos na África por meio dos traficantes que compravam prisioneiros de guerra ou sequestravam africanos.
História do Brasil
Tráfico negreiro
Escravidão: uma forma de trabalho predominante na História do Brasil.
História do Brasil
Escravidão Africana
Dos primeiros contatos aos engenhos de açúcar
História do Brasil
Colonização do Brasil
O tráfico de escravizados beneficiou e foi beneficiado pela centralização do poder político em partes da África Ocidental, tendo sido a "base econômica" do Reino de Benin, por exemplo.
O tráfico negreiro "beneficiava" o poder centralizado dos reinos que colaboravam com a prática na medida que dava um "mercado inesgotável" para estes reinos, que podiam se dedicar ao combate e escravização de povos vizinhos com a certeza de que haveria "demanda" pelos seres humanos que capturavam na guerra.
Era beneficiado por este poder na medida que quanto mais poderoso fosse um reino, mais conseguiria escravizar seres humanos e atender a demanda dos comerciantes europeus.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/23834717