Considere uma espécie de moça que apresenta duas características recessivas Olhos vermelhos em vez de pretos e cerdas curtas nas pernas em vez de logas. Qual a probabilidade de nascerem moscas de olhos pretos e cerdas longas homozigotas para ambas as características a partir do cruzamento de moscas heterozigotas para ambas as características?
Respostas
Resposta:
75% de serem moscas com olhos pretos e cerdas longas.
25% de serem moscas com olhos vermelhos e cerdas curtas.
A partir do cruzamento entre pais heterozigotos para ambas as características, tem-se uma probabilidade de 6,25% de nascer uma mosca homozigota dominante para ambas as características.
Heterozigose
A partir do enunciado, conseguimos estabelecer as relações de dominância entre os alelos para cor dos olhos e para cerdas nas pernas. Isso porque a mosca que possui olhos vermelhos e cerdas curtas nas pernas possui o genótipo homozigoto recessivo para ambas as características.
Isso confirma que esses fenótipos são recessivos, portanto se manifestam em recessividade e que os fenótipos dominantes se manifestam em homozigose dominante e em heterozigose.
- Característica: cor dos olhos
- VV - olhos pretos
- Vv - olhos pretos
- vv - olhos vermelhos
- Característica: cerdas nas pernas
- CC - cerdas longas
- Cc - cerdas longas
- cc - cerdas curtas
Cruzando pais heterozigotos para ambas as características (VvCc x VvCc) teremos:
- Cor dos olhos
- 1/4 VV - olhos pretos
- 2/4 Vv - olhos pretos
- 1/4 vv - olhos vermelhos
- Cerdas nas pernas
- 1/4 CC - cerdas longas
- 2/4 Cc - cerdas longas
- 1/4 cc - cerdas curtas
Os genes são independentes, ou seja o que acontece com uma característica não influencia a outra. Por isso podemos realizar os dois cruzamentos separadamente.
A probabilidade de nascer uma mosca de olhos pretos com genótipo homozigoto (VV) é de 1/4 e de nascer com cerdas longas de genótipo homozigoto (CC) é também de 1/4.
Queremos saber a probabilidade de acontecer as duas coisas juntas, olhos pretos e cerdas longas, ambos homozigotos. Para isso, de acordo com a regra do E/OU da probabilidade, multiplicamos as duas chances.
0,0625 ou 6,25%
Veja mais sobre probabilidades genéticas: https://brainly.com.br/tarefa/53850123
#SPJ2