(PUC-SP)
A economia dos países africanos caracteriza-se por alto endividamento externo, elevadas taxas de inflação, constante desvalorização da moeda e grande grau de concentração de renda, mantidos pela ausência ou fraqueza dos mecanismos de redistribuição da riqueza e pelo aprofundamento da dependência da ajuda financeira internacional, em uma escala que alguns países não tiveram nem durante o colonialismo.
HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à História Contemporânea. São Paulo:
Selo Negro Edições, 2005. p. 615.
O fragmento caracteriza a atual situação geral dos países africanos que obtiveram sua independência na segunda metade do século XX. Sobre tal caracterização, pode-se afirmar que:
deriva sobretudo da falta de unidade política entre os Estados nacionais africanos, que impede o desenvolvimento de uma luta conjunta contra o controle do comércio internacional pelos grandes blocos econômicos.
é resultado da precariedade de recursos naturais no continente africano e da falta de experiência política dos novos governantes, que facilitam o agravamento da corrupção e dificultam a contenção dos gastos públicos.
deriva sobretudo das dificuldades de formação dos Estados nacionais africanos, que não conseguiram romper totalmente, após a independência, com os sistemas econômicos, culturais e político-administrativos das antigas metrópoles.
é resultado exclusivo da globalização econômica, que submeteu as economias dos países pobres às dos países ricos, visando à exploração econômica direta e estabelecendo a hegemonia norte-americana sobre todo o planeta.
deriva sobretudo do desperdício provocado pelas guerras internas no continente africano, que tiveram sua origem no período anterior à colonização europeia e se reacenderam em meio às lutas de independência e ao processo de formação nacional.
Respostas
Resposta:
deriva sobretudo das dificuldades de formação dos Estados nacionais africanos, que não conseguiram romper totalmente, após a independência, com os sistemas econômicos, culturais e político-administrativos das antigas metrópoles.
Explicação:
Sobre a atual situação dos países africanos que obtiveram sua independência na segunda metade do século XX, a caracterização deriva sobretudo das dificuldades de formação dos Estados nacionais africanos, que não conseguiram romper totalmente, após a independência, com os sistemas econômicos, culturais e político-administrativos das antigas metrópoles.
Resposta: Letra C.
Descolonização africana
No continente africano, iniciou-se no norte da África e se espalhou pelo continente até a década de 1970, quando chamou a atenção pelos conflitos violentos na Argélia até a mediação das Nações Unidas com a Etiópia.
Apesar do sentimento de autonomia política, o continente africano sofreu com as consequências do período imperialista, como o genocídio dos povos tradicionais, a implantação de regimes autoritários e a manutenção das relações econômicas após o processo de descolonização.
Para mais informações sobre a descolonização da África, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/25326337
#SPJ2