• Matéria: História
  • Autor: pedrofrezza
  • Perguntado 6 anos atrás

URGENTE VALENDO 20 PONTOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

1 -"Os desdobramentos do exercício do Poder Moderador por D. Pedro, a rixa entre políticos conservadores e liberais, bem como a rivalidade entre brasileiros e portugueses que estavam radicalizados no Brasil, culminaram na abdicação do imperador, formalizada no dia 07 de abril de 1831.

Certos elementos de inoperância administrativa também contribuíram para a abdicação. No ano de 1829, a desvalorização da moeda em relação ao valor da libra esterlina acarretou o fechamento do Banco do Brasil. Essa situação provocou o encarecimento da importação de produtos almejados por parte da elite brasileira, que se revoltou contra os portugueses, que, por sua vez, conseguiam monopolizar o mercado interno, vendendo no varejo.

No âmbito político, os liberais desconfiavam das articulações do imperador com os políticos de linha absolutista, sobretudo porque uma das características do Poder Moderador era a de constituir e dissolver a formação do Congresso e também chancelar a vitaliciedade dos cargos ocupados. Havia também um forte sentimento antiluso e o medo do retorno da subordinação do Brasil a Portugal por parte da população urbana e do exército, haja vista que, com a morte de D. João VI, em 1826, as disputas pela herança do trono em Portugal inclinavam para o lado do imperador do Brasil."

Retire do texto os motivos da abdicação ( renúncia) de D. Pedro I. Leia o texto, por favor.


eloisabp26: obaKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Respostas

respondido por: rafaelachaves891
2

Resposta:

Os desdobramentos do exercício do Poder Moderador por D. Pedro, a rixa entre políticos conservadores e liberais, bem como a rivalidade entre brasileiros e portugueses que estavam radicalizados no Brasil,culminaram na abdicação do imperador, formalizada no dia 07 de abril de 1831.

Explicação:

espero ter ajudado!!


pedrofrezza: obrigado
rafaelachaves891: denada!!
Perguntas similares