1) vamos continuar estudando a Estrutura Fundiária Brasileira e a luta pela posse da terra por meio dos movimentos sociais, porém, voltaremos o nosso olhar para uma análise contemporânea. Como está sendo tratada a questão da terra no Brasil hoje?
2) Pesquise e verifique a situação das pessoas que lutam por esta causa diante da pandemia da COVID-19. Utilize imagens em sua pesquisa.
Respostas
1- Nosso país ainda possui grandes desigualdades agrárias. Um número pequeno de donos de terra possuem a maior parte das propriedades agricolas no Brasil, sendo responsáveis pela maioria das riquezas derivadas desse comércio. As pequenas famílias, são a maioria, possuem a menor parcela das terras, gerando desigualdades nas competições comerciais e sendo massacrados diante da pobreza que se encontram. Consequentemente, com o menor capital, os pequenos donos são obrigados a buscar outros meios de sobrevivência e emigram para as áreas urbanas. Povos como os indígenas estão tendo suas terras a cada dia reduzidas, sendo expostos a perigos como, por exemplo, homicídios por homens brancos e tendo menos espaço para buscar seus alimentos.
2- Com a pandemia os comércios sofreram com os fechamentos, consequentemente a renda dos brasileiros diminuiu e demais comércios que lidavam com alimentos tiveram que reduzir seus gastos. As pequenas famílias que vendiam seus produtos para esses comércios tiveram queda em suas finanças e o que já era difícil ficou inviável. Muitas famílias sem acesso a internet e celulares tiveram diversas dificuldades para pedirem o Auxílio Emergencial. Tivemos também o fato de que a localidade impediu muitos de conseguir ajuda.