Marque somente as assertivas que estiverem ERRADAS: *
01 - O iluminismo entendia que o progresso humano seria alcançado por meio da razão e da técnica. A arte, como sua essência é ser o ponto de abertura de possibilidade de pensamento, fez do pós-impressionismo de Vincent van Gogh e do impressionismo movimentos artísticos não opositores aos ideais iluministas.
02 - Vincent van Gogh, pós-impressionista, retratou na obra noite estrelada o ir além da razão e da experiência: uma proposta de ver, experimentar, uma noite estrelada, a escuridão da noite que poderia nos causar a sensação do incompreensível e das pequenas verdades que piscam intensas pelas estrelas; o possível de se ver na noite da vida pela natureza, assim a arte de Vincent brinca com uma realidade que não precisa apensas ser limitada a pura técnica do real, mas da impressão da vista, sentida, para uma experiência que confronta a razão da ciência.
03 – Para Kant, o lema do esclarecimento é ter coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, ou seja, é a saída do ser humano da sua imaturidade (menoridade intelectual) e essa imaturidade, para ele, significa a incapacidade de a pessoa servir-se do próprio entendimento. O próprio homem, para Kant, é culpado por sua imaturidade, porque, podendo fazer uso do seu entendimento, deixa-se guiar por outras pessoas, por preguiça ou covardia. O filósofo afirma que os homens muitas vezes preferem pagar para que outros pensem em seu lugar. Na atualidade, todos os homens são esclarecidos, pois não precisam de recursos tecnológicos ou midiáticos para pensar e agir sobre algo.
04 – Ao examinar as ideias metafísicas, Kant deparou com as antinomias da razão pura, isto é, com argumentos contraditórios que se opõem em tese e antítese. Ao concluir não ser possível conhecer as coisas como são em si, Kant constata que toda a metafísica da Antiguidade permanece coerente e até então sem divergências lógicas nas investigações sobre temas metafísicos como Deus, Alma e da existência
Respostas
As duas últimas alternativas estão incorretas.
Kant desenvolveu um caminho que não seguia nem o empirismo de Hume e o racionalismo de Descartes, refletindo diretamente em um conhecimento prévio, que surge sem a necessidade de experiências profundas.
Ela explica que o empirismo está envolvido em crenças enquanto o racionalismo partia de um pressuposto equivalente, onde o indivíduo deve alcançar sem precisar de uma análise complexa do assunto, explicando também como a ética funciona.
A idealização inicialmente está no modo de observar o mundo ao seu redor e na visão do indivíduo sobre como modificar/transformar esse espaço ou ideia.
Por isso, essa lógica lida com a experiência, já a fenomenologia observa o desenvolvimento dessas ações e busca dar caráter cientificista para o trabalho, devendo ser uma união de dois fatos em prol de soluções úteis para o exposto.