Enquanto o pensamento de Santo Agostinho representa o desenvolvimento de uma filosofia cristã inspirada em Platão, o pensamento de São Tomás reabilita a filosofia de Aristóteles até então vista sob suspeita pela Igreja , mostrando ser possível desenvolver uma leitura de Aristóteles compatível com a doutrina cristã. O aristotelismo de São Tomás abriu caminho para o estudo da obra aristotélica e para a legitimação do interesse pelas ciências naturais, um dos principais motivos do interesse por Aristóteles nesse período.
MARCONDES, D. Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. A Igreja Católica por muito tempo impediu a divulgação da obra de Aristóteles pelo fato de a obra aristotélica
a) valorizar a investigação científica, contrariando certos dogmas religiosos.
b) declarar a inexistência de Deus, colocando em dúvida toda a moral religiosa.
c) criticar a Igreja Católica, instigando a criação de outras instituições religiosas.
d) evocar pensamentos de religiões orientais, minando a expansão do cristianismo.
e) contribuir para o desenvolvimento de sentimentos antirreligiosos, seguindo sua teoria política.
Respostas
Resposta:
letra A
Explicação:
São Tomás de Aquino foi o responsável por cristianizar Aristóteles. Logo, a alternativa A está correta, pois Aristóteles valorizava a investigação empírica.
O termo "ciência" como usamos hoje difere bastante do método de investigação racional e empírico que Aristóteles estabeleceu e que São Tomás reviveu. A ciência escolástica e aristotélica não é um recorte da realidade que usa e abusa dos método científico moderno - ou seja, da medição, da hipótese e da confirmação da hipótese via medição.
A principal preocupação de Aristóteles e de São Tomás era, por meio da investigação racional e empírica da realidade, compreender a realidade como um todo e não apenas recortá-la. Vê-se, por exemplo, que os principais temas da filosofia escolástica diferem bastante da filosofia moderna cientificista de Bacon e Descartes
A Escolástica teve em São Tomás de Aquino seu principal nome e foi uma tentativa de harmonizar a razão com a fé. São três os problemas centrais da Escolástica:
- DA CRIAÇÃO: Uma novação questão se coloca: como o mundo criado se conserva? O mundo é uma criação continuada, em que Deus tem de sempre manter? Nos primeiros séculos a Escolástica pensa assim, ou seja, o fundamento ontológico do mundo se encontra em Deus, não só em sua origem, mas de modo atual. No nominalismo dos séculos XIV e XV essa convicção vacila: o mundo é visto com capacidade de existir por si só. A cooperação de Deus, após a criação, é não aniquilá-lo e deixa-lo ser. Assim, o mundo vai ganhando uma relativa suficiência e autonomia como criatura.
- DOS UNIVERSAIS: Uma questão importantíssima durante toda a Id. Média. Os universais são os gêneros e as espécies e se opõem aos indivíduos; a questão é saber qual tipo de realidade corresponde a esses universais. Os universais são ou não são coisas? E em que sentido? A resposta depende de como entendemos o ser das coisas e de como entendemos como o conhecimento se dá. A Id. Média vai de uma posição realista para uma nominalista.
- DA RAZÃO: Em São Tomás há uma adequação entre Deus e o homem: Deus é logos e o homem também vem definido pelo logos. É possível, portanto, um conhecimento da essência divina. A teologia é de fé na medida em que é construída sobre dados sobrenaturais, revelados, mas o homem trabalha com eles com sua razão, para interpretá-los e alcançar um saber teológico. Com Duns Escoto e Okcham, contudo, a coisa muda de figura: a teologia é sobrenatural e a razão tem pouco a fazer nela. A razão passa a ser um assunto exclusivamente humano.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/1790874