Assinale com V as verdadeira e F as falsas, a respeito da obra Casa de pensão, de Aluísio Azevedo.
( ) O narrador-observador, em 3ª pessoa, intercala fatos já acontecidos com comentários próprios sobre as ações das personagens; em algumas passagens esses ‘comentários’ se manifestam com linguagem bastante irônica.
( ) O protagonista, Amâncio, acadêmico de medicina no Rio de Janeiro, evita com veemência dedicar-se à leitura dos textos científicos, mas lê romances de José de Alencar e deseja produzir poesias byronianas e acaba desistindo do curso de medicina.
( ) Não há preocupação em descrever o cotidiano de agrupamentos humanos, porque a motivação deste enredo se baseia em um fato verídico que abalou o Rio de Janeiro em 1876, conhecido como a “Questão Capistrano”.
( ) Amâncio esbofeteia um colega de classe e o professor em defesa de D. ngela, sendo por isto severamente castigado. Este fato modifica profundamente o seu caráter e visão de mundo, marcando na obra uma das teses naturalistas: o homem é um produto do meio.
( ) A carta do velho Vasconcelos, recebida por Amâncio na pensão, desencadeia uma reação extremamente emotiva no rapaz, até então movido por um profundo desprezo pela figura paterna.
A sequência correta é
a) V, F, V, V ,V
b) V, V, V, F ,F
c) F, F ,V ,F ,V
d) V, V ,V ,F ,V
e) V, V, V, V, V.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Alternativa a) V, F, V, V ,V.
Explicação:
Corrigido pela teacher.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás