O golpe de 1964 e o recrudescimento do regime militar após 1968 - 1969 atingiram também a produção de artistas e intelectuais brasileiros.Assinale a opção que melhor explica o panorama cultural brasileiro nos chamados "anos de chumbo"
A)A censura do regime militar praticamente inviabilizou o cinema nacional, substituindo a criatividade do movimento conhecido como "Cinema Novo" pela filmografia hollywoodiana apoiada pela EMBRAFILME.
B)A prisão do teatrólogo Augusto Boal, em 1971, foi o emblema da perseguição à dramaturgia brasileira, doravante reduzida à encenação de peças estrangeiras.
C)A Universidade ficou a salvo da repressão política, exceto pelas invasões aos campi de algumas universidades, entre o final da década de 60 e o início da seguinte.
D)A repressão e a censura não conseguiram sufocar completamente as manifestações culturais do país, como demonstra a emergência, no plano musical, do movimento conhecido como "Tropicalismo".
Respostas
Resposta:
letra D
Explicação:
A repressão e a censura não conseguiram sufocar completamente as manifestações culturais do país, como demonstra a emergência, no plano musical, do movimento conhecido como "Tropicalismo".
A melhor opção que explica o panorama cultural brasileiro nos ditos "anos de chumbo" no Brasil, ou seja, durante o regime militar (1964-1985) é a letra: D) A repressão e a censura não conseguiram sufocar completamente as manifestações culturais do país, como demonstra a emergência, no plano musical, do movimento conhecido como "tropicalismo".
O Tropicalismo surgiu a partir de 1960 como um movimento artístico brasileiro irreverente e ousado, que se manifestou com mais força na música, mas sua influência pode ser vista no teatro, nas artes plásticas e no cinema.
Na música, a principal característica do Tropicalismo é a hibridismo de vários estilos musicais do país, como o baião e a música caipira, e de fora, como o rock n' roll e a música pop. Os músicos usavam roupas coloridas e criavam letras com um tom irônico e humorístico, como forma de protestar contra a perseguição e a censura promovidas pelos militares, durante a Ditadura Militar.
Alguns dos principais artistas e músicas da época foram: Caetano Veloso (Alegria, Alegria), Tom Zé (Parque Industrial), Gilberto Gil (Aquele Abraço), Os Mutantes (A minha menina), Gal Costa (Baby), entre outros. Abaixo, segue a imagem do artista Tom Zé.
Para saber mais sobre o Tropicalismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/25920535