De acordo com o início do texto, seria correto afirmar que a ideia da vacinação coletiva tinha, como principal propósito, a preservação da saúde da população? Quais os argumentos utilizados para fazer tal afirmação?
Respostas
Resposta:
Para entendermos a importância da vacinação, é crucial que possamos resgatar algumas informações e dados históricos.
Assim, podemos compreender o cenário de onde partimos, em uma época em que a vacinação não existia.
É verdade que, atualmente, muitos debates em torno do tema “vacina” têm acontecido. Provavelmente, por isso mesmo, é de extrema importância relembrar a trajetória do setor da saúde.
Assim, é possível entender (e defender) os argumentos racionais e científicos de quem afirma que a vacina é, sim, a melhor forma de prevenir doenças.
Explicação:
Uma breve história da vacina
Uma das doenças mais temidas do mundo durante o século XVIII, a varíola, foi a responsável pela invenção da vacina.
Com uma taxa de mortalidade de 10% a 40%, foi descoberto que os sobreviventes não contraíam a doença novamente. Assim, surgiu a ideia de usar o vírus em uma forma um pouco mais branda, evitando que a doença fosse contraída em sua forma mais agressiva.
Essa prática ficou conhecida como variolação, em função, claro, de ter sido usada para combate específico da varíola.
Em 1798, o médico inglês Edward Jenner compartilhou suas investigações. Ele descobriu que as pessoas contaminadas por um vírus semelhante ao da varíola, porém mais brando, também se tornavam imunes à grave doença.