• Matéria: Geografia
  • Autor: analuizagalvao78
  • Perguntado 5 anos atrás

faça uma pesquisa sobre a fauna e a flora brasileira Elabore um texto identificando três animais e três plantas que estão ameaçadas de extinção

Respostas

respondido por: malucandioto
7

Resposta:Animais ameaçados de extinção são aqueles que correm risco de desaparecer de maneira definitiva do nosso planeta, ou seja, de tornarem-se extintos. Apesar de ser relativamente comum na natureza, atualmente, o processo de extinção tem sido intensificado pelo homem.

→ Animais ameaçados de extinção no mundo

Várias espécies estão ameaçadas de extinção no mundo em decorrência da destruição do ambiente, mudanças climáticas, caça e pesca predatórias, poluição, entre outros fatores. Conheça a seguir algumas espécies que correm risco de entrar em extinção e sua classificação de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, da IUCN

Explicação:

respondido por: joiceromanoski
6

O Brasil é o país que detém a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta, são mais de 103.870 espécies animais e 43.020 espécies vegetais conhecidas no país. Essa enorme variedade de animais, plantas, microrganismos e ecossistemas, deve-se, entre outros fatores, à extensão territorial e aos diversos climas do país. O Brasil detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e peixes, o segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quinto de répteis. Com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, tem o primeiro lugar em biodiversidade vegetal. Nenhum outro país tem registrado tantas variedades de orquídeas e palmeiras catalogadas.[3]

Sendo nossa dependência absoluta, pelos inúmeros serviços prestados pelo meio ambiente, torna-se inevitável buscar maneiras sustentáveis de interação entre o homem e o meio ambiente e isso não é uma tarefa fácil, sendo um grande desafio que necessita ser enfrentado, pois a medida que uma população cresce, aumentam também as demandas por alimento, medicação, vestimentas. Diante disso, a biodiversidade vem sendo ameaçada e a perda dessa riqueza vem tomando proporções maiores a cada dia.

Bugio marrom

O bugio marrom (Alouatta guariba guariba) é encontrado em regiões de Mata Atlântica no sul da Bahia, extremo nordeste de Minas Gerais e extremo norte do Espírito Santo. Estima-se que não haja mais que 50 indivíduos maduros em qualquer subpopulação. Segundo a ICMBio, a perda populacional seria justificada pela perda de habitat.

Baleia azul

Apesar da ausência de dados da presença da espécie antes do período de intensa caça, espécies da baleia azul (Balaenoptera musculus) são, cada vez mais, raridade no território brasileiro. Nas últimas três gerações, houve um declínio de pelo menos 90% da espécimes.

Jararaca-ilhôa

Presente apenas na Ilha da Queimada Grande, entre os municípios de Itanhaém e Peruíbe, a jararaca-ilhôa (Bothrops insularis), apesar de ter uma área extremamente limitada, está na lista devido à captura ilegal de indivíduos adultos para o mercado negro como animal exótico.

Flôres.

Pau-Brasil – Espécie Caesalpina echinata Lam. Foi a grande responsável pelo nome do nosso país e encontra-se em perigo atualmente. Sua flor possui a cor amarela da nossa bandeira e esta espécie é encontrada nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A maior causa da sua extinção é a extração indiscriminada.

Jacarandá Paulista – Espécie Machaerium villosum. Produz flores roxas e é encontrada em Minas Gerais, São Paulo e Paraná. O tronco dessa planta é muito utilizado na fabricação de móveis sendo, então, um dos motivos para a diminuição da sua população.

Catléia – Espécie Cattleya dormaniana. Produz flores rosas que duram três semanas e podem ser encontradas na região da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro. A devastação do meio ambiente a sua volta prejudica a sua reprodução, pois depende de agentes polinizadores.


analuizagalvao78: Muito muito obrigada
joiceromanoski: de nada
Perguntas similares