A logística tem influência direta nos resultados financeiros de uma organização, no curto e longo prazo, pois consegue melhorar desempenhos, reduzir tempo de produção, reduzir erros e, consequentemente, aumentar os lucros. Se o fato de apenas utilizarmos os recursos de forma coerente reduz os custos, mais ainda quando se utiliza as estratégias logísticas dentro da empresa.
Accioly (2008) identifica dois custos distintos quando falamos de estoques, são eles:
a) Custos de terceirização.
b) Custos de obtenção e custos de manutenção.
c) Custos promocionais e custos publicitários.
d) Custos dirigidos e custos precisos.
e) Custos processuais e custos de pessoal.
Respostas
Resposta:
B- Custos de obtenção e custos de manutenção
Explicação:
Os custos de obtenção compreendem os relacionados aos processos de provisionamento de estoques, envolvendo pesquisas de mercado e dispêndio com aprovações e desenvolvimento de fornecedores e processos operacionais de compras, no caso de materiais adquiridos de fornecedores terceiros, ou custos de processos produtivos internos, no caso de materiais produzidos internamente, normalmente rotulados como artigos produzidos verticalizadamente. Também estão aqui compreendidos os custos de transporte incorridos no processo de internação das mercadorias, tanto em sua parcela fixa quanto em sua parcela variável.
Os custos de manutenção envolvem todos os dispêndios relacionados com a manutenção da posse de inventários, como remuneração pelo capital empregado nos estoques, seguros, custo de área e mão-de-obra necessárias para o armazenamento, depreciações de equipamentos e instalações, energias empregadas nos processos de armazenagem e picking e riscos de obsolescência, seja por decurso do prazo de validade, no caso de materiais com tempo de vida predeterminado, ou por superação tecnológica ou de cunho mercadológico.
Resposta:
b) Custos de obtenção e custos de manutenção.
Explicação:
De acordo com o AVA