• Matéria: Biologia
  • Autor: maria0043
  • Perguntado 6 anos atrás

quem poder me ajudar, eu agradeço. ​

Anexos:

Respostas

respondido por: anadavid28
1

Resposta:

HIDROSFERA:

A superfície terrestre é recoberta por água aproximadamente 70%. A água está presente nos estados físicos: liquido, sólido e gasoso. Os reservatórios que guardam este bem natural (oceanos, geleiras, rios, lagos, atmosfera e água subterrânea) formam a hidrosfera, que pode ser livremente entendida como “esfera de água”.

A água é um liquido vital, pois sem ela os animais, vegetais e os seres humanos não sobreviveriam por muito tempo. É considerada o agente fundamental de modelagem da superfície do planeta e está em constante movimento e renovação por meio do ciclo hidrológico. A degradação da hidrosfera prejudica não só o consumo de água, como todo o equilíbrio do planeta, que se reflete na qualidade do solo, dos alimentos, na sobrevivência da vida animal e na biodiversidade. Mesmo sendo considerada um recurso renovável, a água pode sofrer processos de poluição e contaminação que inviabilizem a sua reutilização. Dessa forma, nem mesmo a água doce disponível como recurso é utilizada de forma racional e inteligente.

O setor agrícola é o maior consumidor de água, o Saneamento básico precário, contaminação de lençol freático causada pela presença de lixo, atividades industrias, pecuária, atividades agrícolas com uso de agrotóxicos, desmatamento e mineração estão entre as práticas humanas que geram impactos significativos na hidrosfera.

Atmosfera:

A Atmosfera terrestre corresponde a uma camada de ar que envolve todo o planeta Terra e auxilia na manutenção da vida. É composta por gases que não se dissipam, mantendo-se por meio da gravidade. Com base no critério da dinâmica da temperatura, a atmosfera terrestre divide-se em camadas. Composta por gases como oxigênio, gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite. Graças à atmosfera, é possível que haja vida no planeta. É importante ressaltar que essa camada de gás não possui um limite físico que a identifique, pois, à medida que se eleva altitude, os gases tornam-se cada vez mais rarefeitos.

Na atmosfera terrestre, também é encontrado vapor d'água, que não é um gás. Como vantagens a atmosfera evita que meteoritos ou fragmentos rochosos que orbitam no espaço cheguem até a Terra, fragmentando-os por meio de processos de combustão em uma de suas camadas.

A poluição atmosférica é consequência, em maior parte, da ação humana, no sentido de introduzir produtos químicos e/ou tóxicos no ambiente. A queima de combustíveis fósseis – e não só ela - propicia a liberação de monóxido de carbono, que corresponde a aproximadamente 45% dos poluentes liberados em grandes metrópoles.

Explicação:


maria0043: muito obrigado, ajudou bastante.
Perguntas similares