Respostas
Resposta:
A população indígena do país é semelhante à de João Pessoa, capital da Paraíba. São 715 213 indivíduos, separados em 252 culturas, que habitam 705 áreas demarcadas para eles. Os números vieram a público na semana passada, com a divulgação do censo Povos Indígenas do Brasil, apelidado de Pibão, uma pesquisa publicada pelo Instituto Socioambiental (ISA), ONG brasileira dedicada à proteção dos povos nativos, que chega à sua 12 ! edição. O Pibão apresenta um mapa completo dessas comunidades (veja o quadro ao lado), organizado em um calhamaço de 828 páginas (120 reais; à venda no site da entidade). O volume reúne 160 textos inéditos, encomendados pelo ISA tanto a especialistas como a líderes indígenas, e uma extraordinária compilação de material sobre o tema publicado entre 2011 e 2016, com 745 notícias de 156 fontes públicas e privadas, 243 fotos e 27 mapas. O primeiro Pibão data de 1980. Até 1994, ele era realizado por entidades religiosas; só depois disso é que passou para o ISA. Trata-se de um material preciso e precioso, que, por sua confiabilidade, pode servir de base para a aplicação de políticas voltadas às causas indígenas.
Não é pouco. Frequentemente, as informações sobre índios no Brasil são dispersas - e conflitantes. O Pibão mostra como até mesmo as fontes oficiais não estão imunes a dúvidas. Alguns dos números apresentados pelo levantamento do ISA não coincidem com os do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um exemplo: enquanto o Pibão identificou cerca de 700 000 indígenas no país, o governo apontava a existência de quase 900000. A disparidade desse e de outros resultados se explica pelo fato de a ONG considerar na conta apenas os indivíduos indicados pelas tribos como pertencentes a elas. Já o IBGE contabiliza qualquer brasileiro que se identifique como integrante de um dos povos nativos. Essa diferença relativiza a informação divulgada pelo governo de que, entre 1991 e 2010, teria havido um crescimento de 205% na população indígena. O aumento teria sido quase 20% menor.
Reduzido à dimensão de uma cidade de médio porte, o contingente de índios brasileiros já foi de 4 milhões, representando um total de 1000 povos. Isso no século XVI. Na primeira metade do século XX, esse número havia caído para 20.0000 índios, dizimados por conflitos com o homem branco. Um esforço