• Matéria: História
  • Autor: jmccordeiro70
  • Perguntado 6 anos atrás

2- Na opinião da historiadora, que benefício trouxe essa transferência para a Corte portuguesa? Justifique sua resposta.

3- Analisando esse fato histórico, você acha que a fuga da Família Real e da Corte foi uma retirada covarde ou uma retirada estratégica? Justifique sua opinião.

Pfvr me ajudem

Respostas

respondido por: aluna257
2

Resposta:

Precisa do texto com a opinião da historiadora para responder.

Explicação:

Sem o texto com a opinião da historiadora não tem como responder


othaviol83: Pois naquele fim de 1807, o que se viu foi uma fuga. Uma fuga em massa de nobres que se apinhavam no porto em busca de lugares nas naus que rumaram para o Brasil. Vários atropelos aconteceram: bagagens ficaram em terra, pertences de pessoas que não viajaram foram parar nos navios, parentes foram separados durante a viagem. Historiadores do século XX demonstram que a transferência da Corte apesar de confusa não foi improvisada.
othaviol83: Cogitada em diversas outras ocasiões, a mudança deve ser entendida de acordo com a política externa lusitana do período. Longe de ter sido uma fuga impensada, a transferência da sede do governo português para seus domínios americanos possibilitou a permanência do trono de Portugal nas mãos da Casa de Bragança.
othaviol83: esse é o texto
respondido por: mariadyeineoliveirad
4

Resposta:

a fundação do primeiro Banco do Brasil, em 1808; a criação da Academia Real Militar em 1810; ... a criação da Biblioteca Real (1810), do Jardim Botânico (1811) e do Museu Real (1818), mais tarde Museu Nacional.

Perguntas similares
5 anos atrás