m grupo social pode ser caracterizado pela reunião de um número de pessoas (que pode variar bastante), tem determinado objetivo que é compartilhado por todos os seus membros, e estes podem desempenhar diferentes papéis na execução desse objetivo. Assim, os grupos sociais podem ser classificados em: grupos primários, secundários e intermediários. De acordo com esta classificação, relacione as definições a seguir:
Respostas
Resposta:
resposta C : 2,3,1
Explicação:
Grupo primário: são aqueles em que há o predomínio dos contatos pessoais diretos, tais como a família e os vizinhos. Isso porque, nesses grupos há um sentimento de pertencimento, em geral, os grupos primários surgem acompanhados de sentimentos de posse (“minha família”, “meus amigos”). São grupos pequenos caracterizados por motivações afetivas. Além disso, são grupos resistentes às modificações provocadas pelas mudanças sociais. A família é o grupo primário por excelência. Nela, o objetivo comum em geral não está explicitado, e pode ser simplesmente a convivência. • Grupo secundário: são aqueles grupos caracterizados pelos contatos sociais não permanentes, em que os membros são facilmente substituídos. Não se constitui em um fim, mas sim, em um meio para que seus componentes atinjam as finalidades externas ao grupo. O tamanho deste grupo não é fixo e as condutas predominantes aqui são aquelas mais formais. Exemplos: igreja, Estado, grupo de estudo. Um exemplo clássico é o da associação de bairro, pois os integrantes pouco se veem, mas a associação está lá, entretanto, eles possuem um objetivo em comum (que é o bem-estar da população do bairro). • Grupo intermediário: Apresenta as duas formas de contato: tanto a primária quanto a secundária. O melhor exemplo deste grupo é a escola. Lá existem tanto relações mais íntimas, como as que os alunos estabelecem com seus colegas de classe, com os professores, quanto relações mais distantes, que é o tipo de relacionamento que esses alunos têm com o diretor da escola, com o zelador. Entretanto, todos estão ali por um objetivo em comum, que é a educação. Por isso, este é um grupo classificado como intermediário, em que predominam os dois tipos de relação.
Resposta:
Lerta- D
3 1 2
Explicação:
Grupos intermediários: São aqueles em que os contatos sociais se alternam e se complementam, por exemplo, a escola em que podemos desenvolver relações mais íntimas (com os colegas de classe, os professores) e relações de menor contato (como as que estabelecemos com o diretor, por exemplo).
Grupos primários: São aqueles em que há o predomínio dos contatos pessoais diretos, por exemplo, família, vizinhos. São os grupos pessoais que transmitem à pessoa a sensação de pertencimento. Em geral, são de pequenas dimensões e caracterizados por motivações afetivas.
Grupos secundários: Caracterizam-se por ser mais complexos, tais como igreja e Estado. Além disso, tem forma pessoal e direta, ou seja, são caracterizados pelos contatos sociais impessoais, limitados e não permanentes. O tamanho do grupo não é fixo e os membros são substituíveis, por exemplo, amigos do bairro. Além disso, as condutas predominantes são formais.
Espero ter ajudado!
Corrigida pelo AVA.