ABOLIÇÃO E REPÙBLICA
O processo que levou ao fim da escravidão no Império se iniciou antes da Lei Eusébio de Queirós ( 1850 )e se prolongou por quase todo o século XIX. Entre os fatores que
contribuíram para a Abolição, cabe citar a resistência dos próprios escravizados e movimento abolicionista.
1 - Comente sobre as leis que extinguiram a escravidão no Brasil e os efeitos de cada uma delas.
Respostas
Resposta: As leis abolicionistas são como conhecemos a legislação que promovia a emancipação dos escravos de maneira gradual, elas foram aprovadas entre a Lei Eusébio de Queirós (1850) e a Lei Áurea (1888). As leis aprovadas nesse período foram a Lei dos Ventre Livre (1871) e a Lei dos Sexagenários (1885).
Antes da lei definitiva da abolição da escravidão, Lei Áurea, outras medidas intervencionistas foram criadas tais quais:
- Eusébio de Queiroz
- Ventre Livre
- Lei do Sexagenário
O processo para abolição da escravidão no Brasil
Segundo historiadores as leis implantadas antes da Lei Áurea foram ditas como retardatárias. Os escravocratas brasileiros perceberam os avanços da erradicação do escravismo e como forma de retardar a abolição e continuar tendo seus ganhos desumanos resolveram sancionar medidas.
Lei do Sexagenário
A Lei dos Sexagenários determinava que os escravos com mais de 60 anos fossem libertados. Essa lei, promulgada em 28 de setembro de 1885 foi vista com pelo movimento abolicionista como retrógrada, uma vez que, a "liberdade" era limitada.
Lei Eusébio de Queiroz
Essa lei colocou o fim no tráfico negreiros de escravos africanos para o Brasil, estes eram a mão de obra das lavouras. Teve forte influência da Inglaterra, que queria por o fim na escravidão, visto que seu sistema econômica girava em torno do capitalismo e necessidade de mão de obra assalariada para dar movimento a sua economia.
Para mais informações, acesse:
Lei do Sexagenário: brainly.com.br/tarefa/3290879