• Matéria: Pedagogia
  • Autor: cvlsilvar
  • Perguntado 6 anos atrás

Uma das formas de compreender o paradigma educacional emergente é entendê-lo como a soma de três grandes elementos: a abordagem sistêmica, a abordagem progressista e a proposta do ensino com a pesquisa. Sobre esses componentes, analise as alternativas a seguir e marque aquela que apresenta uma correta descrição:​​​​​​​

a) A pesquisa deve ser utilizada pelos professores para enriquecer sua formação; aos alunos, porém, cabe cautela, pois podem vir a conhecer ideologias contrárias à da escola.

b) O pensamento sistêmico contribuiu para que as ideias do modelo cartesiano de ciência fossem contestadas, propondo um currículo escolar mais globalizado e interdisciplinar.

c) Algumas ideias progressistas foram incorporadas ao paradigma educacional emergente, fazendo com que focasse no indivíduo e na centralidade do professor em sala de aula.

d) Dissociar o processo de ensino-aprendizagem do uso de atividades de pesquisa é uma das proposições do paradigma emergente na educação, visando a proteger os estudantes.

e) Pensar de forma sistêmica faz com que os estudantes percebam que o mundo é feito das relações de troca e interdependência, prejudicando o seu processo de aprendizagem.​​​​​​​

Respostas

respondido por: nig3109
16

B) O pensamento sistêmico contribuiu para que as ideias do modelo cartesiano de ciência fossem contestadas

Explicação:

respondido por: kellysamae
3

Resposta:

Você acertou!

B.  

O pensamento sistêmico contribuiu para que as ideias do modelo cartesiano de ciência fossem contestadas, propondo um currículo escolar mais globalizado e interdisciplinar.

Pode-se agrupar o paradigma educacional emergente a partir de três grandes categorias: a abordagem sistêmica – que rompeu com os entendimentos propostos no método cartesiano, superando a fragmentação e propondo a globalização de conteúdos, o que contribui para o processo de ensino-aprendizagem e para a leitura de mundo dos estudantes;  a abordagem progressista – que trouxe o aluno para o protagonismo, o colocou como sujeito ativo desse processo, entendendo que deve formar-se também para a socialização, para a vida; e o ensino com a pesquisa – utilizada tanto para a formação de professores quanto com os estudantes, associada constantemente aos processos de ensino-aprendizagem, ampliando a forma de adquirir conhecimentos e a capacidade crítica dos estudantes frente a um universo de informações disponíveis.

Perguntas similares