A figura abaixo nos arremete nas consequências da Revolução Liberal do Porto ocorrida em 1820 na cidade do Porto. Como podemos explicar as características desta insurreição contra o absolutismo de d. João VI? Não se esqueça ainda de destacar quais as consequências deste movimento político e como ele afetaria os transcursos de nossa independência.
Respostas
Resposta:
Para essa explicação temos que voltar ao menos 5 anos para trás onde o império de Napoleão tinha acabado e o Congresso de Viena ser formado par restabelecer as monarquias depostas pelo mesmo.
Como Napoleão tinha ideias de nacionalismo, esse novo pensamento foi espalhado para toda a Europa onde surgiram levantes nacionalistas conhecido com ondas liberais de 1820, 1830 e a Primavera dos Povo 1848.
A revolução do porte é um desses levantes nacionalistas que na época reivindicava a volta da coroa portuguesa que havia partido para o Brasil em 1808 para fazer o Rei Dom João VI jurar uma constituição.
Dentro dessa revolução liberal para os português, o sentimento em relação a colônia brasileira era diferente. Para eles seria interesse manter o conservadorismo na colônia afim de conter esses levantes nacionalista para não ocorrer uma independência.
No Brasil, com medo de perderem a condição de Reino e voltarem a ser colônia (o que significava também a volta do sistema colônia), foi forçado a independência as preças antes de navios portugueses chegarem a costa brasileira e levarem o então Pedro (futuro Dom Pedro I) devolta para Portugal. O dia em questão é conhecido como dia 7 de setembro de 1822.
Explicação: