Socialmente, o sans-culottes representam os citadinos que vivem de seu trabalho, seja como artesãos, seja como profissionais de ofício; alguns, depois de uma vida laboriosa, se tornam pequenos proprietários na cidade, e usufruem as rendas de um imóvel.”(PÉRONNET, Michel. Revolução Francesa em 50 palavras-chaves. São Paulo: Brasiliense, 1988. P. 248). A análise do texto demonstra que os interesses sociais dos sans-culottes, importantes personagens da Revolução Francesa, se confundiam com os
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a) Da pequena burguesia que, apesar das conquistas econômicas, via-se pressionada pelo aumento do custo de vida;
b) Dos camponeses, já que ambos lutavam pela abolição dos privilégios feudais no campo e posse de terras coletivas;
c) Dos membros do baixo clero, uma vez que lutavam por reformas sociais, mas não eram contra a liberdade religiosa;
d) Da classe dos girondinos, pois apesar de diferenças de classes, ambos os grupos eram politicamente moderados.
A Declaração de Independência das 13 Colônias Inglesas da América do Norte, em 4 de julho de 1776, da qual Thomas Jefferson foi relator, consagrou, em seu texto, o princípio do (a) *
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direito de reação à tirania, inspirado em Locke.
negação do contrato social, nos termos expostos por Rousseau.
separação da Igreja do Estado, conforme o pensamento de Mably.
utilitarismo, preconizado por Benthan, Mill e William James.
Durante o Diretório, uma personalidade francesa ganhou prestígio por meio da liderança das tropas francesas que lutavam contra os exércitos contrarrevolucionários. Estamos falando de:
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a) Napoleão Bonaparte
b) Maximilien Robespierre
c) Marat
d) Luís XVI
A Independência dos Estados Unidos teve forte influência de uma corrente filosófica da época, marque a alternativa correta. *
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Corrente filosófica Escolástica
Corrente filosófica Iluminismo
Corrente filosófica Patrística
Corrente filosófica Humanismo
Na Revolução Francesa a Convenção Jacobina pode ser caracterizada:
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a) Pela anulação das medidas mais radicais e de maior alcance social, levadas a efeitos durante o governo provisório;
b) Pelo predomínio político da alta burguesia, que toma medidas marcadas pela moderação e pela exclusão das massas populares;
c) Pela radicalização do processo revolucionário que coloca o “terror” nas ordens do dia e pelas pressões dos sans-culottes;
d) Pela conspiração dos camponeses, de inspiração socialista contra a Convenção.
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