1 - Qual o nome dos índios que povoaram Guarulhos? *
2 - Quais os nomes dos rios que banham Guarulhos? *
rio tiete,baquiruvu-guaçu, rio cabuçu
3 – Quando tempo durou a exploração do Ouro em Guarulhos? *
4 – Por quantos anos se utilizou a mão de obra escrava em Guarulhos? *
5 – Qual o nome da única senzala que existe na região metropolitana de SP? *
6 - Qual o nome do ciclo que explora areia, extração de pedras, tijolos, madeira e cana-de-açúcar em Guarulhos? *
7 - Quantos por cento de Guarulhos está dentro da Serra da Cantareira?
Respostas
1) O nome dos índios que povoaram Guarulhos foi Maromomis. Os portugueses os chamavam de gente andante. Eram povos que viviam da caça e do que plantavam, principalmente na beira do Rio Tietê. Atualmente, existem os seguintes grupos indígenas na região: Wassu Cocal, Pataxó, Pankararu, Kaimbé, Pankararé, Fulni-ô e Tupi.
2) Os nomes dos rios que banham Guarulhos são Rio Tietê, Cabuçu, Jaguari, Baquirivu-Guaçu, Represa do Cabuçu, Tanque Grande.
3) A exploração de ouro em Guarulhos ocorreu no século XVII, pelo desbravador português Afonso Sardinha. A atividade entrou em declínio no final do século XVII, a exploração entrou em declínio em virtude da descoberta de metais preciosos em Minas Gerais.
4) A utilização de mão de obra escrava em Guarulhos foi até em torno do século XIX.
5) O nome da única senzala que existe na região metropolitana de SP é o Casarão Senzala, serviu por muito tempo para a compra e venda de escravos.
6) O nome do ciclo que explora areia, extração de pedras, tijolos, madeira e cana-de-açúcar em Guarulhos era ciclo do ouro e ciclo do açúcar.
7) A Serra da Cantareira é está localizada na região norte de São Paulo, com 64 800 hectares de área. Guarulhos representa um percentual de 0,49%, uma vez que possui 319,2 Km² de extensão.
Bons estudos!