explique por que a poluição do ar na África é algo de difícil solução e como o relatório Actions on Air Quality propõe ajudar com esse problema? me ajudaaaaaaaaa
Respostas
Resposta:
África é o continente mais pobre do mundo — mais de um terço da população vive abaixo da linha da pobreza, com menos de US$ 2 por dia. Mas outro vilão tem sido mais mortal que a falta de comida ou de acesso à água potável: a poluição do ar.
Pesquisadores da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) calcularam os impactos da poluição atmosférica na região. Descobriram que nada mata mais do que o ar: são 712 mil mortes por ano, causadas por doenças e infecções ligadas à poluição. O problema é pior nos países que mais se desenvolveram nas últimas décadas — Egito, África do Sul, Etiópia e Nigéria. Segundo o estudo, carros e caminhões velhos, importados de outros países, são os principais culpados pela qualidade ruim do ar.
O problema é que não sobra dinheiro aos países do continente para investirem na redução da poluição atmosférica. Se o fizessem, a verba para outros projetos, como saneamento básico e acesso à água potável, ficaria comprometida. Por isso, investimentos em transporte público e fontes menos poluentes de energia são colocados em segundo plano.
E a tendência é piorar, graças à rápida urbanização do continente. Se hoje 472 milhões de pessoas moram em centros urbanos, em 2050 esse número deve chegar a 1 bilhão de habitantes. A situação compromete o planeta inteiro. Afinal, 16% da população mundial vive lá — até o final do século, com as altas taxas de natalidade, o continente vai abrigar 40% da população global. Se não houver ajuda, qualquer ação para combater as mudanças climáticas se torna insuficiente.