Respostas
Resposta:
Após a desintegração do Império Romano, grandes senhores desertaram das regiões urbanas e foram para o campo. Começando assim, o feudalismo, uma estrutura social, econômica, política e cultural. Pessoas pobres iam até essas terras buscando proteção dos ataques bárbaros, e também buscando trabalhos para se sustentar, porém eram obrigados a servir o senhor. E assim se estabeleceu a servidão e as divisões sociais hierárquicas.
O feudalismo então se dividiu em camadas sociais. Primeiro vinham os senhores feudais, eles eram os donos das terras, sendo assim, podiam implementar suas próprias regras e leis. Abaixo tinha o clero, a igreja tinha muita importância na Idade Média, pois eles eram considerados os mediadores entre o homem e Deus, além de sua importância econômica. Depois vinham os camponeses, esses eram divididos entre duas classes: os servos e os vilões. Os servos estavam presos as propriedades em que moravam, ou seja, eram impossibilitados de sair do feudo. Eles eram obrigados a dar parte de sua produção aos senhores feudais, vivendo miseravelmente pelo resto de suas vidas. Os vilões trabalhavam nos feudos, mas não tinham a obrigação de ficar naquele feudo por toda a sua vida, um vilão poderia trabalhar para diferentes senhores feudais ao longo de sua existência. Por mais que a escravidão não fosse uma prática comum na época, ainda sim, existiam escravos. Eles estavam na última camada social e não tinham direitos, geralmente esses escravos eram guerreiros que lutaram em exércitos rivais ao do senhor feudal.
Podemos dizer que o feudalismo era uma estrutura estamental, pois as pessoas não podiam subir nas camadas sociais, isto é, era uma sociedade fixa. Se os pais de uma determinada pessoa fossem servos, essa pessoa teria que ser um servo pelo resto de sua vida. O feudalismo começou a ruir quando a sociedade começou a crescer e o feudo não pode suprir suas necessidades básicas, fazendo com que uma nova camada social surgisse, a burguesia. Essas pessoas, mais interessadas no comércio, voltaram as cidades. Ressurgindo então, a urbanização.
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida pode chamar. :)
Explicação:
Na Idade Média, a posse da terra se consolidou como pressuposto fundamental para que o poder político fosse exercido. Os senhores feudais, na qualidade de proprietários, tinham plena autoridade para determinar as leis e regras que organizavam o convívio sociopolítico no interior de suas terras. Dessa forma, aproveitavam dessa situação privilegiada para imprimirem seus interesses sobre a população servil.