Respostas
Resposta:
O sangue arterial circula pelas veias pulmonares e pelas artérias sistêmicas. O termo sangue arterial não significa sangue que circula nas artérias, mas sim sangue rico em oxigênio. O sangue que circula nas artérias pulmonares é denominado venosos, pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono.
Explicação:
órgãos do corpo humano.
Em termos bem simples, o sangue se enche de oxigênio nos pulmões e vai para o coração. Em seguida, o coração bombeia o sangue para o resto do corpo.
Um dos importantes aspectos do sangue arterial é a sua aparência mais avermelhada.
Geralmente, o sangue arterial chega aos demais órgãos por meio das artérias, que são vasos sanguíneos capazes de suportar a forte pressão exercida pelo coração (pressão arterial).
O sangue entra nas células por meio dos capilares, que são vasos sanguíneos de calibre muito menores que o das veias e artérias.
Após entrar nas células, ocorre a troca do oxigênio pelo gás carbônico através da respiração celular.
A partir deste momento, o sangue fica pobre em oxigênio e deve voltar ao coração e aos pulmões. Dizemos então que o sangue passa a ser venoso.
A característica mais importante do sangue venoso é que ele é pobre em oxigênio. Depois que sai dos demais órgãos do corpo humano em direção ao coração, o sangue carrega consigo o gás carbônico que posteriormente será liberado para o meio ambiente através do pulmões. Esse fenômeno é chamado de hematose.
Em regra, o sangue venoso circula por meio das veias, que são vasos sanguíneos menos resistentes à pressão sanguínea, pois elas não sofrem pressão tão forte quanto as artérias.
Um importante aspecto do sangue venoso é a sua aparência mais azulada.
.
.
.
Sangue Arterial → Sangue rico em oxigênio (geralmente é o que sai do coração).
Sangue Venoso → Sangue pobre em oxigênio (geralmente é o que entra no coração).