1-O conhecimento é potencialmente ilimitado, ele é adquirido por cada indivíduo, não é herdado e nem concebido, Qual o momento em que informações são transformadas em conhecimento?

A-Quando as informações são conectadas aos símbolos
B-Quando as informações estão fora de um contexto
C-Quando as informações são interligadas e adquirem atributos
D-Quando as informações são utilizadas numa área específica

2-Segundo Nonaka e Takeuchi (1997), o valor do recurso “conhecimento” decorre, em quatro aspectos. No quarto aspecto diz que o conhecimento emerge das interações sociais entre os indivíduos e está em constante processo de transformação de forma singular. Por este motivo o conhecimento é tido como um recurso?

A-Estático
B-Intrínseco
C-Inovativo
D-Dinâmico

3-No cotidiano das empresas, é possível observar que, a cada dia, um novo evento vivenciado produz experiências que podem ser úteis no futuro e deveriam ser conservadas. No entanto, há a necessidade de decidir qual conhecimento preservar. Probst, Raub e Romhardt (2002) sugerem que sejam usadas regras de seleção para que se evite documentar qualquer evento, porém evidenciam que “o desafio é separar as experiências valiosas do resto e transferir dados, informações e habilidades valiosos para os sistemas organizacionais em que eles podem ser úteis a toda a empresa”. Neste caso, quais exemplos de conhecimentos podemos citar?

A-Somente documentos de reuniões
B-Relatórios de projetos, atas de reuniões, cartas e apresentações
C-Relatórios de projetos e atas em formato digital
D-Catálogo de endereços, projetos, atas e cartas dos gestores

4-Analisando as dimensões ontológica e epistemológica do conhecimento em qual situação é defendido que uma organização não pode criar conhecimentos sem indivíduos?

A-Na dimensão epistemológica
B-Em ambas as dimensões
C-Na dimensão ontológica
D-Em nenhuma das dimensões

5-Gerenciar informações refere-se ao conjunto de processos organizacionais que envolvem o mapeamento, a captura, a criação, o armazenamento, o compartilhamento, a disseminação e a aplicação de informações. Além de ser um processo fundamental para apoiar o processo decisório, a gestão da informação contribui para a aprendizagem contínua da organização e para a geração de inovações. Sendo um processo complexo de atividades de administração da informação, ele normalmente tem o seu início?

A-Armazenando as informações na base dados e nos sistemas da empresa.
B-Inicia com o compartilhamento das informações levantadas
C-Inicia com a identificação das informações das quais a organização precisa.
D-Inicia com o processamento das informações coletadas

6-A abordagem de Probst, Raub e Romhardt (2002) é complementada com a colocação de Terra (2002, p. 155), quando este diz que “os sistemas de informação só podem ser úteis à medida que os dados, informações e bases de conhecimento que os alimentam são confiáveis, relevantes e atualizados”. Qual situação de faz necessária para que isto ocorra no ambiente organizacional?

Respostas

respondido por: rafinlokomello
23

Resposta:

B-Quando as informações estão fora de um contexto

Explicação:


werbeson23: Aceito ajuda nas demais rsrs
respondido por: Danas
1

1º) As informações são transformadas em conhecimento quando elas estão fora de contexto (alternativa B).

As informações fora de contexto, após uma analise, podem ser postas em um contexto mais amplo e gerar um conhecimento organizado, é o entendimento da situação que gera o conhecimento.

Um conjunto de conhecimentos pode vir a se tornar inteligência, isso ocorre quando é possível observar o conhecimento e modificar ele de várias formas, já que entendemos ele.

A gestão de conhecimento dentro da empresa visa justamente isso, organizar informações de forma a dar entendimento sobre o que está acontecendo.

2º) O conhecimento é dinâmico, ele pode ter origem no meio intrínseco  ou extrínseco, ele pode ser inovativo ou modificativo, mas jamais será estático (alternativa D).

O conhecimento é fluído e ele muda constantemente, o que antes era verdade hoje pode ser mentira ou pode ter sido complementado para se tornar mais amplo, é uma clara demonstração da sua dinamicidade.

As organizações precisam movimentar o conhecimento dentro do meio em que os funcionários estão para que o trabalho possa ser feito da maneira mais adequada.

3º) O conhecimento pode estar presente em qualquer veiculo que transmita diversas informações, como relatórios de projetos, atas de reuniões, cartas e apresentações, existem vários outros também (alternativa B).

Os relatórios merecem um destaque especial pois eles demonstram o andamento de um projeto, indicando gargalos, produtividade e pontos que podem ser melhorados.

A produção de conhecimento ocorre o tempo inteiro e a empresa não pode simplesmente excluir uma das fontes, é necessário manter a atenção em tudo.

4º) Os humanos são a base da abstração, todo conhecimento vem da abstração, tanto os ontológicos (que tem maior base filosófica e metafisica) quando os epistemológicos (que tem maior base na produção de conhecimento cientifico) (alternativa B).

Os indivíduos é que produzem conhecimento, observando fatores ambientais ou através de experiências que tiveram, e a partir daí produzem o conhecimento.

Conhecimento é mais valioso do que informações, é como se fosse um funil, muitos dados produzem algumas informações e muitas informações produzem alguns conhecimentos.

5º) A identificação das informações das quais a empresa precisa já é parte da administração da informação, aqui temos a seleção do que será necessário de fato e do que não é necessário (alternativa C).

Com as informações importantes será possível dar boas entradas nos sistemas de informações, essas entradas serão processadas e darão uma saída, um resultado que pode ajudar na tomada de decisões.

A administração de informações pode complementar a gestão de conhecimentos da empresa, direcionando os funcionários para conhecimentos que são demandados.

6º) Em todas as situações, se os dados, informações e bases de conhecimentos não forem confiáveis, relevantes e atualizadas, elas não terão uso algum para a empresa e podem até vir a causar prejuízos.

Ter acesso a informações uteis e que permitem a aferição de parâmetros importantes para a tomada de decisão ajuda a empresa a manter a organização e a tomar decisões acertadas no mercado.

A questão da relevância é a mais importante, isso porque se a informação não for relevante não adianta ela ser confiável ou atualizada, já que não tem peso algum para a empresa.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/11314614

https://brainly.com.br/tarefa/16128194

https://brainly.com.br/tarefa/46533922

https://brainly.com.br/tarefa/23863237

https://brainly.com.br/tarefa/21669005

https://brainly.com.br/tarefa/25242927

Anexos:
Perguntas similares