A molécula de anfetamina. Fórmula estrutural da anfetamina apresenta isomeria óptica, possuindo, portanto, um carbono com quatro diferentes substituintes. Na anfetamina, esse átomo de carbono está representado pelo: *
1 ponto
Imagem sem legenda
C1
C9
C8
C7
C6
Respostas
Resposta:
"C8"
Explicação:
Os quatro grupos ligados ao carbono 8 são diferentes entre si, sendo eles: CH3, H, NH2 e CH2 ─ Ar. No caso das demais alternativas, pelo menos dois grupos repetem-se: C1 e C7 possuem dois H ligados a ele; C6 possui os ligantes C1 e C5, que são iguais; e o C9 possui três H ligados a ele.
Na anfetamina, esse átomo de carbono está representado pelo: C8.
Ao analisar a estrutura química da anfetamina, é possível visualizar quatro grupos que estão ligados ao carbono 8 e que são diferentes entre si.
Esses grupos da molécula de anfetamina são:
- CH3,
- H,
- NH2 e
- CH2 ─ Ar.
Na química orgânica, as anfetaminas são a dextroanfetamina e a metanfetamina e apesar do seu uso ser ilegal, os usuários mais comuns são profissionais de transporte de cargas (pois causa perda de sono), estudantes (já que aumenta o poder de concentração), aprecioadores de festas raves (já que proporciona mais energia ao organismo).
As anfetaminas são encontradas em alguns medicamentos como: Benzidina, , Dexedrine, Dexamil, Amphaplex, Inibex, Moderine, dentre outros.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/40169266