Após vingarem o destino infeliz da mãe Reia Silvia, detida por longo tempo pelo pérfido tio Amúlio, e restituírem o reino de Alba ao avô, Numitor, Rômulo e Remo teriam decidido, por conta própria, fundar com seus companheiros, todos homens, uma cidade. De modo muito simples, Rômulo e Remo foram tomados pelo desejo de fundar uma cidade no mesmo lugar em que haviam sido abandonados e criados, ou seja, às margens do Tibre.” (Adaptado de Levi G. Schmitt. História dos jovens.) O texto apresenta um trecho da versão escrita pelo poeta Virgílio, em Eneida, acerca da fundação da cidade de:
A) Esparta;
B) Roma;
C) Tebas;
D) Atenas.
ALGUÉM ME AJUDA PRFVR
Respostas
Resposta:
B) Roma
Explicação:
Romulo e Remo foram reis de Roma, não tem muito pra ser explicado, pois a questão só pede o reconhecimento da cidade caracterizada no texto.
O texto escrito pelo poeta Virgílio, em Eneida, refere-se à fundação da cidade de Roma (alternativa b).
A fundação da cidade de Roma possui duas versões: uma histórica/arqueológica e uma teoria mitológica que foi dada pelos romanos. Após tomar o trono do seu irmão, o rei Amúlio, ao descobrir a existência de dois sobrinhos gêmeos ordena que os meninos sejam mortos.
As crianças foram colocadas em cestas e lançadas ao rio. Mais tarde, teriam sido encontrados por uma loba que os alimentou até serem resgatados por um casal de pastores que criaram os meninos como seus filhos.
Quando se tornaram adultos Rômulo e Remo, voltaram à cidade se vingaram do tio, restituindo o trono ao avô, fundando a cidade de Roma, no local onde foram abandonados. Na versão arqueológica/ histórica, a cidade teria sido fundada pelos povos latinos da Península Itálica.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/4005102