1. O que é Absolutismo? * 2. Quais os grupos sociais que ajudam a fortalecer o poder do rei? * 3. Quais os teóricos do Absolutismo? * 4. Escreva sobre Luís XIV. * 5. O que vem a ser Despotismo Esclarecido? * 6. Quais os poderes do rei neste contexto histórico? * 7. Qual o principal objetivo da burguesia nessa fase de transição do feudalismo para o capitalismo? *
Respostas
Resposta:
1. O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.
2. Todos que não se revoltavam contra o Rei, o favoreciam de alguma forma. A nobreza (com a centralização do poder de sustentação política ), o clero (com o controle psicológico da igreja na população), a burguesia (pagamento de impostos e fiscalizava), os camponeses (com o seu trabalho no campo e na agricultura).
3. Entre os principais pensadores do absolutismo, podemos dar destaque à obra do italiano Nicolau Maquiavel, autor de “O príncipe”; do pensador britânico Thomas Hobbes, autor de “Leviatã”; o jurista francês Jean Bodin, criador de “Os seis livros da República”; e Jacques-Bénigne Bossuet, teólogo francês autor de Política.
4. Luis XIV, também conhecido como "Rei Sol", foi rei da França no século XVII.
Luis XIV era um Rei Absolutista, ou seja, exercia função dos três poderes políticos (na época ainda não existentes): Executivo, Legislativo e Judiciário. Não só isso, também governava com ausência de primeiro ministro
Apesar de outros reis absolutistas terem existido, nenhum outro soberano da época encarnou a figura de monarca absoluto como ele.
Luis XVI era um hábil mediador político - aproximou da corte a nobreza de espada, e manteve a nobreza togada, formada por burgueses enriquecidos que ocupavam cargos públicos administrativos.
O seu reinado gerou alto prestígio artístico e intelectual para a França, o que atraiu a atenção de outras nações, principalmente devido ao requintado código de conduta e o padrão aristocrático.
5. O despotismo esclarecido é uma expressão que designa uma forma de governar característica da Europa continental da segunda metade do século XVIII que, embora partilhasse com o absolutismo a exaltação do Estado e do poder do soberano, era animada pelos ideais de progresso, reforma e filantropia do Iluminismo.
6. Nessa nova organização política, o rei era o soberano, dotado de poderes absolutos e concedidos por Deus. Acreditava-se que aquele que reinava tinha o merecimento por ter sido assim coroado por Deus. Desse modo, o Direito Divino dos Reis garantia a legitimidade e soberania do monarca no Estado Nacional.
7. Ele visava o acúmulo de riquezas e de capital, e ainda, a comercialização de bens com vistas a aumentar o lucro. Muitos fatores contribuíram para essa transição, por exemplo, o surgimento de uma nova classe social, a burguesia.
espero ter ajudado!