Cite no mínimo 5 termos associados ao sinal vital “Padrão Respiratório” e o que eles significam.
Respostas
Resposta:
Taquipneia
Hiperpneia
Bradipneia
Apneia
Dispneia suspirosa
Explicação:
A taquipneia consiste no aumento do número de incursões respiratórias em relação à unidade de tempo.
A hiperpneia consiste em um termo usado, em geral, para designar a elevação da ventilação alveolar secundária não apenas ao aumento da frequência respiratória, mas também decorrente do aumento da amplitude dos movimentos respiratórios.
A bradipneia designa a redução do número dos movimentos respiratórios, geralmente abaixo de oito incursões por minuto. Pode surgir em uma infinidade de situações, sendo, portanto, assim como o seu “oposto”- a taquipneia- um achado não específico do exame físico.
Apneia é o termo utilizado para designar a interrupção dos movimentos respiratórios por um período de tempo prolongado. Nesse contexto, não devemos confundir o conceito de apneia com o de hipopneia. Isso porque, enquanto a hipopneia designa uma redução menos acentuada do fluxo de ar, de mais de 30%, a apneia significa a completa obstrução do fluxo de ar para os pulmões.
A dispneia suspirosa consiste na presença de inspirações profundas, esporádicas, em meio a um ritmo respiratório normal. Ela se manifesta, em geral, em indivíduos com distúrbios psicológicos ou, de maneira mais corriqueira, devido a um eventual quadro emocional ou de mudança de humor mais agudo.
espero ter ajudado!