1. Como pode a energia de um fóton ser dada por E = hf, quando a simples presença da freqüência f indica que a luz é uma onda?
2. Uma placa de metal isolada emite fotoelétrons ao ser iluminada por luz ultravioleta, mas, depois de certo tempo, deixa de emiti-los. Explique o porquê.
3. No efeito fotoelétrico, por que a existência de uma freqüência de corte conta a favor da teoria dos fótons e contra a teoria ondulatória?
4. Por que as medições fotoelétricas são muito sensíveis à natureza da superfície fotoelétrica?
Respostas
Resposta:
1_ As ondas electromagnéticas compreendem uma gama variada de frequências. Consoante a frequência da onda, a energia dos seus fotões é diferente. Por exemplo, as ondas de rádio são ondas com frequências muito baixas e são também pouco energéticas, ao invés das raios gama que têm frequências altíssimas e a sua energia é extremamente grande. Qualquer onda é caracterizada pela sua energia, contudo esta varia de onda para onda, dependendo da sua frequência!
2_ Uma placa de metal isolada emite fotoelétrons ao ser iluminada por luz ultravioleta, mas, depois de certo tempo, deixa de emiti-los. ... Supondo que a luz ultravioleta como uma forma de energia constante...
3_ No efeito fotoelétrico, por que a existência de uma freqüência de corte conta a favor da teoria dos fótons e contra a teoria ondulatória? ... No modelo corpuscular, a luz é feita de corpúsculos, fótons. Assim aumentar a intensidade da luz significa aumentar o número de fótons de mesma frequência.
4_ Por que as medições fotoelétricas são muito sensíveis à natureza da superfície fotoelétrica? Porque essa natureza estabelece os níveis de energia de excitação dos átomos do material da superfície, que estabelece que frequências de fótons serão capazes de ionizá-los
Pfvr marque como a melhor resposta! Espero te lhe ajudado! Bons estudos!