Acrobata da Dor
Gargalha, ri, num riso de tormenta,
Como um palhaço, que desengonçado,
Nervoso, ri, num riso absurdo, inflado,
De uma ironia e de uma dor violenta.
Da gargalhada atroz, sanguinolenta,
Agita os guizos, e convulsionado
Salta gavroche*, salta clown*, varado
Pelo estertor dessa agonia lenta...
Pedem-se bis e um bis não se despreza!
Vamos! retesa os músculos, retesa
Nessas macabras piruetas d’aço...
E embora caias sobre o chão, fremente,
Afogado em teu sangue estuoso e quente
Ri! Coração, tristíssimo palhaço.
Cruz e Sousa.
Vocabulário:
gavroche: garoto.
clown: palhaço.
Na última estrofe, o emprego da segunda pessoa do singular (“caias” e “teu”) cumpre um papel fundamental na análise do poema, pois
A
provoca diretamente a interlocução com o palhaço.
B
aproxima o leitor da condição sentimental apresentada.
C
coloca o emissor como interlocutor para sugestão de diálogo.
D
demonstra liberdade para transgressão das normas gramaticais.
E
refere-se ao coração como receptor com intuito de personificação.
refere-se ao coração como receptor com intuito de personificação.
Respostas
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Resposta:
E
refere-se ao coração como receptor com intuito de personificação.
Explicação:
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refere-se ao coração como receptor com intuito de personificação.