Situam-se na porção oriental do território brasileiro e abrangem integralmente o estado do Rio de Janeiro e parte dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Apresentam nomenclaturas regionais, como Serra do Espinhaço, na Bahia e em Minas Gerais; Serra da Mantiqueira, em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais; e Serra do Mar, no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Paraná e em Santa Catarina.
O texto se refere aos tipos de relevo denominados:
A
planaltos da Amazônia Oriental; planaltos e chapadas da Bacia do Parnaíba; planaltos e chapadas da Bacia do Paraná – todos situados em áreas de rocha sedimentar.
B
depressões – formas de relevo que apresentam altitudes mais baixas que as existentes em seu entorno e podem ocorrer tanto em áreas de rocha cristalina quanto em áreas sedimentares.
C
planícies – ocorrem numa faixa ao litoral das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte, ao longo das margens do Rio Amazonas, na região do Pantanal Mato-Grossense e no médio Rio Araguaia.
D
planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste – situados em áreas cristalinas, apresentam formas onduladas resultantes de longos processos erosivos no decorrer do tempo geológico.
E
planaltos e chapadas da Bacia do Parnaíba – iniciam-se na fronteira entre os estados de Minas Gerais, Goiás e Bahia.
annabranquinho:
e no positivo
Respostas
respondido por:
13
Resposta:
D.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás