1. TúpacAmaru - nome assumido por um líder rebelde que se chamava Condorcanqui - chefiou em 1780 -1781 uma rebelião nas terras altas do Peru. Assinale a frase que exprime características verdadeiras de tal revolta: *
1 ponto
Foi uma revolução social que pretendeu instalar nos Andes uma sociedade tribal e igualitária, sem propriedade privada.
O movimento consistiu em uma traição aos ideais indígenas, já que o seu líder descendia parcialmente de espanhóis, estudara na Espanha e era casado com uma espanhola.
Trata-se de um movimento fracassado de independência do Peru, que reivindicava a restauração do Império Inca.
TúpacAmaru descendia de um líder Inca executado pelos espanhóis no século XVI e pretendia obter para si o cargo de vice-rei do Peru.
Respostas
Resposta:
1- C) Trata-se de um movimento fracassado de independência do Peru, que reivindicava a restauração do Império Inca.
2- B) Monopólio comercial em benefício da metrópole; desigualdade de direitos entre os criollos, nascidos nas colônias, e os chapetones, nascidos na Espanha; enfraquecimento da Espanha pelas guerras napoleônicas.
Explicação:
classroom
Resposta:
1. c) Trata-se de um movimento fracassado de independência do Peru, que reivindicava a restauração do Império Inca.
2. b) Monopólio comercial em benefício da metrópole; desigualdade de direitos entre os criollos, nascidos nas colônias, e os chapetones, nascidos na Espanha; enfraquecimento da Espanha pelas guerras napoleônicas.
Explicação:
1 - Exatamente esse foi um movimento de motivos indianistas o que dá para perceber pela própria troca de nome de seu líder para um nome de origem inca. Porém, fracassou em sua tentativa de emancipar a região do Perú.
2 - Apesar das reformas no sistema colonial feitas pela monarquia espanhola o grande problema estava no conflito social da América espanhola em que os Criollos (elite econômica) não conseguiam os cargos políticos dos Chapettones (elite polícia).
Classroom