Uma das ferramentas de Gestão pela Qualidade Total, que se tornou popular nas rotinas de operação nas fábricas e nos estoques do ocidente, foi o sistema Kanban. Este sistema revolucionou os processos de produção industriais, sendo um dos principais antecedentes do movimento Lean - produção enxuta -, sendo a Toyota a grande responsável por seu desenvolvimento e popularização. Hoje, as premissas do Kanban são utilizadas, inclusive, no controle do desenvolvimento de softwares.
Respostas
Resposta:
A. O princípio mais diretamente contemplado pelo sistema Kanban é o da fácil visualização da qualidade. Juran e Deming, dois dos principais estudiosos da qualidade, orientavam para que fosse feito uso intensivo de mostradores visuais para ressaltar as medidas de qualidade e de controle dos processos. Assim, quadros, sinalizadores, placas e prêmios foram usados para destacar as práticas de qualidade. Outro princípio também contemplado foi o do controle de processo. Nesse caso, o foco era permitir que os próprios trabalhadores pudessem se certificar se seus processos de produção estavam operando de maneira eficaz.
B. Nos sistemas de produção puxados, a produção é acionada pela demanda. No Kanban, por exemplo, quando uma peça é removida de um ponto de estocagem, a estação que alimenta o ponto é autorizada a fazer a reposição dessa peça. Nos sistemas empurrados essa produção é realizada mediante programação. Um exemplo seria o MRP.
Explicação: