Em que consistia a historia sobre a romā que avó Catarina contava para sua neta Fortunata no livro a menina que fez a america?
Respostas
O livro A Menina que Descobriu a América foi escrito por Ilka Brunhilde Laurito e relata a história de uma garotinha chamada Fortunatella pela família e Fortunata de registro.
Fortunatella nasceu em 1890, numa pequena aldeia da Calábria, chamada Saracena, ao sul da Itália. Ela só conheceu o seu pai, Domenico Gallo, por retrato, ele morreu de ataque cardíaco quando ela tinha apenas dois anos de idade e seu irmãozinho ainda era de berço, logo sua mãe, Giuseppina Ventimiglia enviuvou-se ainda muito jovem. Não demorou muito e as “comadres” da vila passaram a encher-le a cabeça para que ela se casasse e fosse “fazer a América”.
Naquele tempo, “fazer a América” significava imigrar para cá ou mesmo para a América do Norte em busca de melhores condições de trabalho e substituição da mão-de-obra africana.
Assim, Vincenzo casou-se com Giuseppina e os dois foram fazer a América. Fortunata ficou com os avós maternos e seu irmãozinho com o avô paterno, tornaram-se órfãos, adotados e ainda por cima em lares diferentes com um sonho em comum, atravessar o oceano e um dia juntar suas metades à mãe, no Brasil.
(Postado há 3rd June 2011 por leila)