Respostas
Resposta: A força de tensão que atua sobre a corda é de 40 N
KK oi de novo. Parecido com a última que eu ajudei, essa também parece mais difícil do que realmente é. Vamo com calma que vai dar certo, eu prometo kk
Essa questão é clássica. Para resolvê-la, precisamos entender o que está acontecendo na figura. Um bloco B, de massa 4 Kg, está preso à um outro bloco, A, de massa 10 Kg. De outra forma, podemos entender que o bloco B está puxando o bloco A para baixo, usando a força da gravidade. Entender isso é a chave pra resolver o problema. Como o bloco B está suspenso, então ele está sendo puxado por uma força igual a 40 N (e isso vem da segunda lei de newton: F = m . a = 4 Kg . 10 m/s² = 40 N).
Com essa informação, já podemos resolver o problema: imagine que, em vez de ser um boco suspenso preso a uma corda, é voce que está lá embaixo puxando a corda. Para imitar o bloco B, você deve puxar com uma força de 40 N, portanto, essa é a reposta correta.
Obs.: Esse exercício tem uma pegadinha, que é a massa do bloco A. Percebeu que a gente não usou ela na resolução? E isso acontecer porque se o bloco está parado, em algum momento a tração terá de ser 40 N. Imagine que, em vez de um bloco, e um poste fincado no chão. Fica mais fácil entender que a força de tração é 40 N né? Mas tem uns poréns: se o exercício citasse alguma coisa sobre atrito no bloco A, teríamos que levar isso em consideração, e provavelmente a força de tração seria menor que 40 N.