alguém poderia resumir esse texto pra mim pfvr?
Relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou o álcool como o maior responsável por mortes de brasileiros entre 15 e 19 anos, seja em acidentes ou por paradas cardíacas. No Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dados registram aumento crescente no consumo de bebidas alcoólicas nesta faixa etária. O uso de bebidas alcoólicas pelos jovens brasileiros está cada vez mais comum. Aumentando consideravelmente os riscos do alcoolismo na adolescência ou quando estes chegarem à idade adulta.
A fase da adolescência é um período do desenvolvimento humano, que envolve mudanças biológicas, cognitivas, emocionais e sociais, que tendem a acompanhar as pessoas ao longo da vida. Partindo desse princípio pode-se afirmar que se trata de uma etapa da vida extremamente importante para a construção do ser humano.
Problemas Sociais
O envolvimento de adolescentes com o álcool produz consequências desastrosas para toda a sociedade. As mudanças no comportamento dos jovens podem levá-los a práticas e atitudes irresponsáveis, como o sexo inseguro e a violência sexual, dirigir alcoolizado, envolvimento em brigas e suicídio.
Danos Cerebrais
O consumo de bebidas alcoólicas na adolescência afeta a capacidade cognitiva, prejudicando o desenvolvimento do cérebro. Por consequência os danos cerebrais afetam o desempenho escolar e o relacionamento com as demais pessoas.
Jovens entre 14 e 17 anos são responsáveis por 6% de todo o álcool comercializado no país (Fonte: Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras drogas - Abead)
- 80% dos alcoólatras deram o primeiro gole antes dos 18 anos (Fonte: Centro de Referência em Álcool, Tabaco e ouras Drogas - CRATOD)
- Pesquisa do Ministério da Saúde apontam que 18,9% da população brasileira exagera na bebida.
- O álcool causa 4% das mortes no mundo. O número é maior que o registrado pela Aids, Tuberculos e violência. (Fonte: Organização Mundial da Saúde - OMS)
- 80% dos adolescentes brasileiros já beberam alguma vez na vida. (Fonte: Universidade Federal de São Paulo - Unifesp)
- 22% dos universitários estão sob risco de desenvolver dependência de álcool. (Fonte: Secretaria Nacional Antidrogas - Senad)
- O consumo de álcool cresce significativamente a partir dos 16 anos, principalmente entre os meninos.
No Brasil, o álcool é responsável pela maior parte das mortes entre os jovens de 15 e 19 anos! Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de álcool per capita no Brasil chegou a 8,9 litros em 2016, por conta disso, muitas pessoas acabam morrendo de cirrose, por conta do grande consumo de álcool.
Em virtude de tudo isso, faz-se necessário que o Poder Público contribua de maneira preventiva, em parceria com as escolas em projetos e intensificando a fiscalização, e relação aos jovens menos de idade comprando esses destilados. A família é um dos principais meios de orientar educar esses jovens, ensinando a eles o momento certo para começar a ingerir de modo controlado. Se tudo isso for cumprido, o número de jovens irá diminuir.
Respostas
Resposta:
aqui
Explicação:
Relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde apontou o álcool como o maior responsável por mortes de brasileiros entre 15 e 19 anos, seja em acidentes ou por paradas cardíacas.
O envolvimento de adolescentes com o álcool produz consequências desastrosas para toda a sociedade.
Danos Cerebrais
O consumo de bebidas alcoólicas na adolescência afeta a capacidade cognitiva, prejudicando o desenvolvimento do cérebro.
Jovens entre 14 e 17 anos são responsáveis por 6% de todo o álcool comercializado no país
- O álcool causa 4% das mortes no mundo. - 22% dos universitários estão sob risco de desenvolver dependência de álcool. - O consumo de álcool cresce significativamente a partir dos 16 anos, principalmente entre os meninos. Segundo a Organização Mundial da Saúde , o consumo de álcool per capita no Brasil chegou a 8,9 litros em 2016, por conta disso, muitas pessoas acabam morrendo de cirrose, por conta do grande consumo de álcool.