Respostas
Resposta:
10 fatos
Explicação:
1. Os membros ficam paralisados
Na fase mais profunda do sono (Movimento Rápido dos Olhos ou R.E.M em inglês), os músculos das extremidades inferiores e superiores não se movem. Você talvez já tenha sentido a sensação de cair no vazio enquanto dorme, despertando assustado. Esse transtorno é chamado de impulso hipnótico e prepara o organismo às mudanças que serão experimentadas nas horas seguintes. Os espasmos, por exemplo, são esforços feitos para que se fique em pé, como se fosse um sistema de alerta.
2. A temperatura corporal cai
Em nossa rotina, realizamos diversas atividades, e a temperatura corporal é mais alta porque estamos queimando calorias. À noite, quando dormimos, é preciso economizar energia, por isso o corpo detém a combustão calórica, fazendo com que se sinta frio.
3. Os olhos se movem rapidamente
Isso ocorre porque os olhos, mais ou menos uma hora após se cair no sono, movem-se para frente e para trás, mas não percebemos isso.
4. As informações irrelevantes são apagadas
A mente trabalha incessantemente enquanto dormimos. A cada noite, encarrega-se de eliminar tudo aquilo que não serve e ocupa espaço em nossa memória. O que é valioso passa à memória de longo prazo; o restante, encaminha-se à reciclagem. Além disso, as conexões neurais se estabelecem com mais rapidez.
5.O organismo produz mais hormônios de crescimento
Esse é um dos motivos que explica por que os bebês passam a maior parte do dia dormindo. O hormônio de crescimento não apenas faz com que fiquem maiores, mas permite a regeneração de músculos, ossos e tecidos.
6. A garganta fica mais estreita
A razão de isso ocorrer é o relaxamento dos músculos: por isso, muitas pessoas roncam, ainda que não tenham o nariz congestionado. Em alguns casos, as vias respiratórias se fecham completamente e causam apneia do sono.
7. Nosso sistema imunológico é reforçado
É preciso dormir, em média, 8 horas por noite para ter uma boa saúde. Quando descansamos, produzimos anticorpos, permitindo que o organismo se defenda dos ataques de vírus e bactérias.
8. Os dentes rangem
O bruxismo é extremamente frequente, principalmente em crianças e jovens. Apertar os dentes com força pode se agravar quando há estresse ou a mandíbula está desalinhada. Indivíduos com esse problema acordam com dor na boca, e os dentes podem acabar desgastados ou quebrados.
9. Os rins descansam e a visão melhora
Durante o dia, a função renal está ativa para nos ajudar a filtrar as toxinas que se acumulam no sangue. Isso faz com que a urina seja produzida. No entanto, quando dormimos, a ação de filtrar é retardada para deixar de criar líquido. Já a visão é regenerada.
10. Falamos e a cabeça “explode”
Várias pessoas falam enquanto dormem, desordem que pode ser algo incômodo. O mais curioso é que, no dia seguinte, os falantes não costumam lembrar do que disseram. A cabeça parece explodir quando se tenta dormir após um dia de muito estresse e ansiedade.