Uma das funções mais importantes da área de Gestão de Pessoas é o treinamento e desenvolvimento (T&D), e pode ganhar mais foco e atenção e ser mais potencializado na Administração Pública, de acordo com as necessidades identificadas. Os programas de T&D atuam diretamente no desenvolvimento humano e profissional, propiciando aos funcionários a capacitação necessária e o sentimento de que são importantes para a organização. Portanto, atuam na motivação, no engajamento e na satisfação. Os processos de treinamento e desenvolvimento das organizações são definidos como ações que promovem a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes.

Partindo dessas informações e do que foi estudado, responda às perguntas: Como são detectadas as necessidades de treinamento no setor público? Quais são as etapas que um treinamento precisa seguir para que seja bem-sucedido?

Respostas

respondido por: pedrosoares30
3

A gestão de desempenho dos funcionários, seja em instituições públicas ou privadas, é muito importante em um cenário de mudanças sociais, políticas e econômicas, e no advento de inovações tecnológicas. Esse contexto demanda que os profissionais se desenvolvam e adquiram competências para se ajustarem às transformações que ocorrem de forma dinâmica e para que possam atender às exigências desse mercado em constante evolução. Considerando o setor público, as instituições precisam investir nos funcionários para que possa ocorrer melhoria do atendimento aos cidadãos. Apesar da importância e relevância da gestão de desempenho, é possível identificar algumas dificuldades, problemas e desafios para sua implantação no setor público. Dentre esses problemas, podemos citar resistências a avaliações; adoção de critérios inadequados e, portanto, que impactam os resultados, tornando-os imprecisos; ausência de políticas efetivas e de integração com outros sistemas da área de gestão de pessoas. Esses são alguns dos desafios que o setor público encontra para implantar a gestão de desempenho, um modelo de gestão que vai ao encontro das transformações sofridas pela área de gestão de pessoas.

As limitações na gestão do desempenho podem estar relacionadas:

Ausência de preparo dos gestores ou valores e crenças não alinhados.

Resistência para implantação da gestão.

Ao sistema de gestão de desempenho utilizado (objetivos, critérios de avaliação, monitoramento, mapeamento de resultados e utilização das informações coletadas)

Á cultura organizacional

Aos fatores externos à organização (legislação, aspectos econômicos, avanços tecnológicos, composição e formação da força de trabalho, cultura da sociedade onde a organização está inserida etc.).

Entretanto o processo de treinamento possui quatro etapas: levantamento das necessidades, planos e projetos, execução do treinamento e avaliação dos resultados. Tudo começa pelo diagnóstico do que precisa ser feito, que é o levantamento das necessidades tem como objetivo auxiliar na melhoria dos processos, políticas e relações para que se desenvolva uma cultura organizacional positiva, um clima agradável e aumente a satisfação e engajamento dos funcionários, potencializando os resultados da instituição, seja ela pública ou privada.

Perguntas similares