Qual a relação entre as principais bacias hidrográficas brasileiras e o comércio da soja no Brasil?
Respostas
Resposta:
O termo bacia hidrográfica é definido como a área na qual ocorre a drenagem e o escoamento da água originada pela chuva para um único ponto de saída, denominado de seção de controle. A água originada pelas demais fontes dessa região deságuam na mesma seção de controle, originando uma bacia hidrográfica. Desse modo, uma bacia hidrográfica é constituída por um ou mais rios principais e seus afluentes.
Devem-se ressaltar alguns conceitos constituintes de uma bacia hidrográfica para compreender seu funcionamento:
Seção de controle: Espaço de saída d'água onde ocorre a drenagem da água captada pela bacia hidrográfica;
Divisores de água: Linha divisória das bacias, encontrada no topo dos relevos. Determina o curso e a área de captação d'água;
Vertente: Declive por onde corre as águas dos rios afluentes, em sentido ao principal;
Rede de drenagem: Sistema capaz de drenar todos os corpos d'água superficiais. Subdivide-se entre natural e artificial. A natural são os rios e lagos, já as artificiais são os inúmeros tipos desenvolvidos pelos seres humanos.
O Brasil é um dos países mais ricos em bacias hidrográficas do mundo. Possui cerca de 15% das reservas de água doce de todo o mundo. Entre as principais bacias brasileiras destacam-se as seguintes:
Bacias Hidrográgicas do Brasil
A localização e os principais rios das bacias hidrográficas brasileiras mais importantes.
A localização e os principais rios das bacias hidrográficas brasileiras mais importantes.
Bacia Amazônica
Localizada na Região Norte, é a maior bacia hidrográfica do mundo, com uma área, em torno, de seis milhões de km², o que representa cerca de 40% no território nacional.
Além do Brasil, a bacia se estende a mais seis países: Bolívia, Peru, Guiana Frances, Guiana, Colômbia e Venezuela. Seu principal curso é o Rio Amazonas, com 6.570 km de extensão. É indispensável para o transporte dos moradores locais e de diversas commodities de exportação, como a soja, e possuidora de um gigantesco recurso hidrelétrico. Suas principais afluentes são: o rio Negro, Solimões e Xingu.
É posicionada paralelamente ao Equador, portanto recebe influência tanto do hemisfério Norte, como do Sul, o que ocasiona o máximo fluvial de um ao mesmo tempo da vazante do outro.