Respostas
Os climas europeus:
Temperado oceânico: elevado índice pluviométrico, especialmente na primavera e no inverno, e temperaturas amenas.
Temperado continental: localizado no centro e leste da Europa, as chuvas tem menos incidência que no temperado oceânico e amplitudes térmicas mais elevadas.
Clima de montanha: ocorre em áreas de relevo de grandes altitudes, como os Alpes e Pireneus. Nessas áreas, as chuvas são bem distribuídas durante todo o ano, os invernos são extensos e rigorosos, constituídos por nevadas e geadas.
Subpolar: próxima à região ártica, é constituída por duas estações bem definidas: o inverno é extremamente rigoroso e longo, com temperaturas que atingem -50ºC e verão é bastante curto, com temperaturas que variam entre 16ºC e 21°C.
Mediterrâneo: encontrado no sul da Europa, caracterizado por verões quentes e invernos mais amenos. Há duas estações bem definidas, seca no verão e chuvosa no inverno.
A Vegetação da Europa
A vegetação da Europa varia por conta dos diferentes tipos de solos e climas. Hoje, a vegetação europeia é muito restrita, pois foi muito devastada, por muitos séculos.A Vegetação da Europa
Tundra: comum em regiões de clima subpolar, vegetação constituída por musgos, gramíneas, arbustos e liquens. Floresce no verão, porém, não dura mais de 7 semanas.
Floresta conífera: formação vegetativa constituída por pinheiros em áreas do sul, como pinus e eucalipto.
Floresta temperada: composta por pinheiros, além de árvores como a faia e o carvalho. Essas árvores têm característica de perder as folhas no inverno, conhecidos por floresta caducifólia.
Estepes: vegetação composta por herbáceas ou gramíneas provenientes dos solos férteis.
Vegetação mediterrânea: composta por vegetação xerófita, plantas típicas de regiões secas, tais como maquis e garrigues.
climas
na Europa é o temperado continental. Na porção norte ocorre clima subpolar; na porção sul, clima mediterrâneo; no litoral ocidental, clima temperado oceânico; nas areas de dobramentos modernos, clima frio de montanha.
vegetação
tundra (vegetação rasteira, que suporta temperaturas muito baixas), planícies subpolares e montanhas (clima polar). Domínio da taiga e de terrenos onde se desenvolvem plantas rasteiras e silvestres; região de frio menos intenso a oeste devido à influência marítima (clima frio).