(UFMT) A emancipação política do Brasil deu-se no contexto de insatisfações portuguesas diante da atitude protelatória de d. João VI. A elevação do Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e a Algarves, em 1815, provocou descontentamentos posteriores, até que a solução encontrada envolveu o retorno da Corte para Portugal em 1821. Sobre a temática, assinale a afirmativa correta.
Respostas
Resposta:
alternativa A
Explicação:
presença de D. Pedro no Brasil, como Príncipe Regente, após o regresso de seu pai a Portugal, em abril de 1821, foi fundamental para que houvesse a gradual ruptura com a antiga metrópole. Entretanto, essa ruptura, ao contrário do que ocorreu em outras partes da América do Sul, não se realizou com a formação de um regime ou de regimes republicanos, mas com a fundação de outro império, o Império do Brasil, vinculado por linhagens de sangue ao Império Português.
Resposta:
letra A e a correta - D. Pedro I, na condição de Príncipe Regente, atendeu aos clamores populares e decidiu desobedecer à convocação das Cortes de Lisboa em manifestação pública, no Rio de Janeiro, no dia 9 de janeiro de 1822.
Dom Pedro I com a apoio da aristocracia brasileira criaram o Partido Brasileiro para se livrarem dos portugueses.
No fim os deputados portugueses que ainda estavam presentes aqui não gostaram dessa situação que se findou na guerra da independência
Explicação:
espero ter ajudado