• Matéria: Geografia
  • Autor: nathaliadesouzacardo
  • Perguntado 5 anos atrás

1- Que fatores naturais proporcionam à América Latina grande diversidade de tipos de climáticos?

2- Que relações podemos estabelecer entre os domínios climáticos latino-americanos e os tipos de formação

vegetal dessa região?

3- Mencione os tipos de clima do continente americano.

4- Fala sobre “os rios voadores”? E por quem foi dado esse nome?

5- Você percebe alguma semelhança entre o perfil de relevo da América do Sul da figura 9 com o perfil da

figura 7, da América do Norte?

6- Quais as consequência que podem provocar o desmatamento da Floresta Amazônica?​

Respostas

respondido por: Aamd1017
3

quantidades de vapor de água pelas correntes aéreas que recebe o nome de rios voadores – um termo que descreve perfeitamente, mas em termos poéticos, um fenômeno real que tem um impacto significante em nossas vidas.

AResposta:

1- O continente americano é muito longo, cruzando a linha do equador e estando em dois hemisférios ao mesmo tempo, logo, as suas variações climáticas são enormes, sendo influenciada pelo hemisfério norte, na América do norte e América central, e influenciada pelo hemisfério sul, na América do Sul.

2-As formações vegetais são associações específicas de vegetais que se desenvolvem de acordo com o tipo de clima, relevo e solo do local em que se situam. A influência do clima é a de maior relevância, havendo uma relação entre a formação vegetal e a região climática característica.

De acordo com a estratificação ou o tamanho (ou porte) predominante na paisagem, as formações vegetais podem ser: arbóreas ou florestais, arbustivas, herbáceas ou campestres e complexas (reúnem espécies de porte variado).

As formações vegetais, especialmente as florestas, desempenham funções importantes: na proteção do solo, minimizando os efeitos do escoamento superficial; no equilíbrio ecológico; no abrigo das faunas silvestres, propiciando a preservação de espécies; na manutenção dos ecossistemas e dos recursos hídricos.

Por bioma entende-se o conjunto de vida (vegetal e animal) definida pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria (IBGE).

Entre as florestas mais importantes estão: a  da Amazônia (América do Sul); a do Congo (África); e a da Indonésia e Malásia (Ásia).

Clima tropical – savanas e florestas tropicais

Nas regiões de clima tropical predominam as elevadas temperaturas e a alternância entre estações secas (inverno) e úmidas (verão). A cobertura vegetal caracteriza-se por duas formações: as savanas e as florestas tropicais. Também aparecem, nas áreas alagadas, pântanos e, junto ao litoral, mangues.

As savanas são formações arbustivas que apresentam raízes profundas, folhas grossas e troncos retorcidos. No Brasil, as savanas correspondem ao Cerrado.

As florestas tropicais são encontradas próximas ao litoral e possuem algumas características das florestas equatoriais: são densas, ombrófilas (presença de umidade praticamente o ano inteiro), heterogêneas, com espécies latifoliadas, estratificadas, com grande biodiversidade. A floresta tropical original do Brasil, denominada Mata Atlântica, recobria trechos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Esse tipo de vegetação também é encontrado na África e no Sul e Sudeste asiáticos (clima de monções).

Clima temperado – florestas temperadas e estepes ou pradarias.

O clima temperado abrange parte do hemisfério Norte (América do Norte, Europa e centro da Ásia). No Hemisfério Sul, sua ocorrência é restrita (extremo sul da América do Sul). Caracteriza-se por quatro estações bem demarcadas, percebida nos diversos aspectos da vegetação ao longo do ano. As árvores das florestas temperadas perdem todas as folhas ou parte delas no outono/inverno (decíduas ou caducifólias).

Clima mediterrâneo – vegetação mediterrânea

Clima frio – floresta boreal

Clima polar – tundra

Clima de montanha – vegetação de altitude

Clima desértico – xerófilas

3- Tipos de Climas do Continente Americano

Polar. Com temperaturas anuais negativas, o ambiente é costumeiramente branco, coberto em neve. ...

Frio. Em latitudes elevadas, ao sul da região polar, o clima frio prevalece. ...

Frio de montanha. ...

Temperado. ...

Subtropical. ...

Tropical. ...

Equatorial. ...

Semiárido.

4-Os rios voadores são “cursos de água atmosféricos”,  formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis passam em cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

5-O relevo da América do Norte é identificado como Cadeias Montanhosas, Montanhas Rochosas, além das Cordilheiras Ocidentais.

O relevo da América do Sul já é composto por planaltos residuais norte-amazônicos, além de regiões de cadeias montanhosas.

A interseção entre os dois locais pode ser identificada como as Cadeias Montanhosas, que são formações geológicas oriundas de dobramentos modernos, rochas magmáticas e sedimentares pouco resistentes, modificadas com o passar do tempo e que apresentam um marcante aspecto enrugado.

6- Devido a sua urbanização, o local que possuía poucas chuvas passa a ter precipitações pluviométricas mais intensas, provocando as enchentes. Locais de habitat de várias espécies, as florestas conservam a biodiversidade. O desmatamento provoca a morte de diversos animais e põe fim em diferentes tipos de vegetação.

Perguntas similares