1) Estão incluídas no escopo da integralidade, que é um princípio doutrinário na criação do SUS:
a) A integralidade do pagamento, por parte do ente público, de todos os serviços prestados em nível público e na assistência privada.
b) A erradicação de doenças caracteriza-se pelo principal ponto de enfrentamento das políticas de saúde.
c) A assistência, principalmente médica e hospitalar, em detrimento às questões de atenção primária à saúde e medicina preventiva.
d) As ações de prevenção à saúde (p. ex., campanhas de vacinação) estão no escopo de atividades do SUS, pois são caracterizadas como ações de saúde pública. Já as ações curativas e de reabilitação ficam a cargo do setor privado de assistência à saúde.
e) O cidadão, sua família e sua comunidade são de responsabilidade do cuidado dos profissionais e gestores do SUS.
Respostas
Resposta:
letra E
Explicação:
O cidadão e seu contexto familiar são considerados como parte de um contexto maior que o cerca, inseridos também em uma comunidade. O usuário, sua família e sua comunidade são objetivos de ações de prevenção, promoção e assistência à saúde no âmbito da integralidade da atenção.
A família e sua comunidade são de responde do SUS, tanto é que existem programas para atender as famílias das comunidades, como é o caso do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) (alternativa E).
Porque a saúde preventiva foca na família?
A atenção básica de saúde é fundamentada na família, que é o foco principal, e na prevenção de doenças, principalmente crônica e doenças infectocontagiosas.
A família divide o trabalho com a saúde de todos os membros da família, por isso focar na família ajuda a aumentar a colaboração dos envolvidos com a saúde dos familiares.
Venha estudar mais sobre a saúde da família em:
https://brainly.com.br/tarefa/25034183