Respostas
Resposta:
Uma equipa de geólogos e arqueólogos da Índia descobriu que a cultura do Vale do Indo, que se considerava ser uma das civilizações mais antigas do mundo, apareceu na realidade ainda mais cedo do que se pensava.
De acordo com o novo estudo, publicado na revista Scientific Reports, a cultura do Vale do Indo existia há pelo menos oito mil anos, ao contrário dos 5.500 anos estimados até agora. Segundo as estimativas obtidas pelos autores do novo estudo, a referida civilização supera o Antigo Egipto e Mesopotâmia em antiguidade.
Os cientistas conseguiram determinar a idade da cultura do Vale do Indo após terem submetido fragmentos e ossos encontrados na localidade de Bhirrana a várias análises, entre as quais a datação por carbono 14.
Além de precisar a idade dos achados, as observações desmentiram a teoria de que a queda da civilização de Harappa se possa ter devido a uma abrupta mudança climática. No entanto, a mudança da estratégia agropecuária associada à seca terá contribuído para a desurbanização e o declínio gradual das cidades.
A cultura do Vale do Indo situava-se no delta do rio Indo e tinha um grande nível de desenvolvimento cultural. As suas cidades contavam com canalização e casas de banho públicas. No entanto, esta civilização começou a sua decadência no início do século XVII a.C.
Entre as teorias que circulam na comunidade científica para explicar o seu desaparecimento, encontram-se a hipótese de mudança climática e a possibilidade de ter ocorrido após invasões de antepassados dos persas e indianos modernos