Este trecho de uma crônica é sobre o “elogio das pequenas coisas”:
Há o tempo das grandes ambições e o tempo da sabedoria, quando passamos a fazer o elogio das pequenas coisas. A felicidade pode ser fazer uma viagem ao outro lado do mundo, mas é também caminhar no parque todo dia ou, se for o caso, uma vez por semana ou duas vezes por mês. Não importa. Há o tempo das atividades controladas, monitoradas por especialistas, voltadas para atingir metas corporais. Há também aquilo que se faz pela mente, a caminhada para espairecer, olhar a natureza, respirar ar puro, pensar na vida, passar o tempo, desligar-se do celular, deixar-se levar bifurcando ao som do vento.
Ser feliz, quando chega o tempo da compreensão da importância das pequenas coisas, é ir ao estádio com um velho amigo, ver jogar o time do coração, com o coração menos interessado na vitória obrigatória do que no momento compartilhado, contando o percurso, a ida e a volta, o intervalo, as lembranças, os assuntos postos em dia. Há o tempo de querer descobrir novos lugares, sempre mais longes, e o tempo de curtir velhos recantos, bastante próximos. Há quem considere a valorização das pequenas coisas como acomodação. Há quem veja na obrigação de rodar o mundo uma imposição da indústria do turismo. O que importa mesmo é que cada um encontre um passatempo, uma paixão.
Grandes filósofos disseram que ser feliz é manter-se ocupado. Outros, ao contrário, defenderam que a felicidade está em saber desocupar-se, gozar o ócio, não fazer nada, vadiar languidamente.
SILVA, Juremir Machado. Elogio das pequenas coisas. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2020.
No decorrer do texto, é possível inferir que, para o cronista, felicidade
(A)
é criticar as pequenas coisas.
(B)
é estar acomodado consigo mesmo, observando a natureza.
(C)
não está em algo específico, mas em várias ações.
(D)
não é ter obrigações, mas passatempos.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
A(
Explicação:
espero ter te ajudado
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás